sábado, 17 de novembro de 2007

Abobrinha diferente


Meu marido é apaixonado por azeite de oliva. O mundo seria um lugar muito triste sem o azeite para enriquecer os pratos dele.

Pensando nisso, inventei essa receita com abobrinha para acompanhar o nosso jantar. O preparo deste prato não requer prática nem habilidade!

Ingredientes:
  • 2 abobrinhas italianas
  • 1 tomate italiano
  • 1 dente de alho
  • lascas de queijo parmesão de boa qualidade
  • azeite de oliva (quantidade a gosto)
  • sal (quantidade a gosto)
  • folhas de manjericão (quantidade a gosto)

Corte as abobrinhas em rodelas finas. Retire as sementes do tomate, e pique-o em pedaços pequenos. Descasque o dente de alho, e corte-o em fatias bem finas. Lave e seque as folhas de manjericão. Tempere a abobrinha e o tomate com sal a gosto. (Eu uso sal grosso moído na hora. Acho o sal grosso moído mais saboroso e menos agressivo ao paladar. Pode-se moer o sal grosso no processador, e guardá-lo em recipiente fechado para usar no dia a dia.) Aqueça o azeite de oliva levemente. Junte a abobrinha, o tomate, o alho fatiado e algumas folhas de manjericão. Mantenha no fogo médio apenas até que a abobrinha fique macia. (Não cozinhe demais para não ficar molenga.) Retire do fogo, e deixe esfriar. Adicione as lascas de parmesão e mais algumas folhas de manjericão. Retifique o sal, se necessário. Regue com mais azeite, e sirva frio.

Esse prato pode ser servido como salada ou como antepasto. Nós já comemos dois jeitos, e ambos foram aprovados. Pessoalmente, eu gostei mais de comer esta abobrinha com pão italiano... :D

Bom final de semana!

4 comentários:

Cinara disse...

Ótima receita, Marcia! É um acompanhamento leve e gostoso para qualquer prato. Mas eu sou como você: acho ele que ficaria perfeito com um pãozinho italiano... ;o) Beijos!

Agdah disse...

Eu adoro abobrinha...

Elvira disse...

Que blog saboroso que você tem! Já o linkei no meu "bistrot". :-)

Já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogues culinários em língua portuguesa...? Basta que você se cadastre como usuária. Depois, tem de cadastrar o seu blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Até lá!

Beijão.

Marcia disse...

Ci, a receita ficou boa mesmo, principalmente com o pão italiano e uma taça de vinho. ;) Bjs, e bom final de semana!

Oi, Agdah! Tudo bem? Que gostoso receber a sua visita... Acabei de ler "O Caçador de Pipas" há pouco tempo, e fiquei babando na sua receita de naan.

Olá, querida Elvira! Obrigada pelo convite e por me incluir no seu delicioso Bistrot - já me castrei na comunidade! Descobri uma receita de rigueifa. Vou testá-la, e te conto como ficou... Um beijo grande!