sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Caponata Siciliana + meu iPod


Eu gosto de cozinhar ouvindo o meu iPod. Na verdade, eu gosto de fazer tudo com ele. Costumo brincar que ele é o meu filho mais obediente, porque só fala o que quero ouvir, na hora em que quero ouvir, no volume que quero ouvir. ;)

Agora falando sério, a música é uma parte muito importante da minha vida. Os momentos mais marcantes estão sempre associados com alguma música. Enquanto preparava esta receita, meu iPod tocou uma música do Titãs que me fez voltar no tempo...

O Carnaval de 1996 foi o melhor da minha vida. Fui para praia de Tabatinga com meus pais, meu irmão, meu primo e minha tia, que eu amo, amo, amo. Ela é só um ano mais velha que eu; imaginem o quanto nos divertimos juntas!

Ao ouvir os primeiros acordes de "Eu Não Aguento", me senti sentada no carro com o vento batendo no rosto, admirando a natureza deslumbrante que cerca a Rio-Santos, namorando aquele mar glorioso... Foi um Carnaval de caminhadas na praia, mergulhos no mar, passeios de jet-ski e banana boat. :D

Voltando à cozinha, fiz essa receita especialmente para o meu marido. Pesquisei em vários livros, e acabei montando uma receita própria usando os ingredientes que mais gostei nas receitas que li. Ele adorou!

Ingredientes:
  • 1 berinjela média cortada em cubos
  • 1 pimentão vermelho, sem sementes, cortado em tiras finas
  • 1 pimentão amarelo, sem sementes, cortados em tiras finas
  • 2 dentes de alho cortados em fatias finas
  • 1/2 cebola picada finamente
  • 3 colheres de chá de alcaparras
  • 2 colheres de sopa de azeitonas pretas
  • 1 tomate italiano cortado em cubos
  • sal (a gosto)
  • azeite de oliva (quanto baste)
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
  • 1 colher de sopa de orégano seco
  • 1 punhado de salsinha fresca picada

Cubra o fundo de uma panela grande com azeite de oliva. Aqueça levemente, e junte os cubos de berinjela. Refogue por aproximadamente um minuto. Junte as tiras de pimentão e o orégano, tempere com sal a gosto e refogue por 4 a 5 minutos em fogo alto. Mexa de vez em quando para não grudar. Acrescente a cebola picada, o alho fatiado, a salsinha picada, as alcaparras e as azeitonas. Mexa, e coloque mais azeite caso sinta que a berinjela está ficando seca. Adicione o vinagre de vinho, e mexa. Junte os cubos de tomate quando o vinagre evaporar. Refogue por mais ou menos 15 minutos, ou até que os tomates fiquem macios.

De acordo com o livro de Jamie Oliver, "A Itália de Jamie", na Sicília, serve-se a caponata quente como acompanhamento, ou fria como antepasto.

Eu servi a caponata fria, acompanhada de pão italiano!

E vc, qual foi o teu melhor Carnaval? Que música te faz viajar pelo tempo?

Bom feriado!

10 comentários:

cozinha da drica disse...

Márcia , a música também faz parte da minha vida , aliás da vida de todo mundo que sonha....Meu melhor carnaval foi o de 1997 , ano em que eu completava 25kg a menos e que foi muito bom com 17anos me sentir bem e mais bonita! Minha música preferida é More than Words , pois me lembra de um grande amor! Esta caponatta é muito boa e aqui em casa comemos fria com pãozinho!! Bjs

Fabrícia disse...

Que antepasto delicioso.....adorei. Tb adoro cozinhar, limpar a casa, lavar roupa....ouvindo uma boa música. Quem sempre me faz companhia na cozinha atualmente é o Luciano Bruno e a Madeleine Peyroux...entre muitos outros. Melhor carnaval...todos da minha adolescência....pulei muito carnaval de salão e quanta saudade. Uma música que me faz viajar no tempo: "Felicidade foi-se embora e a saudade no meu peito ainda mora ......."
Bjcas para ti....

Natural Naturalmente disse...

Márcia, vou adotar um iPod, nenhum dos meus filhos são assim..., e alem disso comem muittto.
Quanto a sua caponat siciliana eu achei o maxxximo.
beijinhos
Márcia

Valentina disse...

Marcia, amei teu cantinho com ipod!! menina, nem lembro mais de carnaval. sao tantos anos sem esta daa..amei a tua receita de caponata. bem apetitosa!!

Sylvia disse...

Marcia,adoro caponata e nunca achava uma receita,
que fosse "confiavel", agora achei!!
Também adoro música, e fico o dia inteiro escutando, mas de cd mesmo, nao tenho I pod. A musica sempre me leva a lugar e tempos também
Beijos

Cris disse...

Marcia, esta caponata está com jeitinho de ter ficado muito boooaaa!!! Meu melhor carnaval... hum, nunca fui muito chegada a salão, mas adorava assistir ao de rua da minha cidade, era lindo, pena que acabou e hoje, voltando de lá, comentei com o hubby que este foi o mais calmo em muitos anos. bjs!

Cinara disse...

Marcia, meu melhor carnaval foi o último carnaval onde realmente "pulei": foi meses antes de conhecer meu marido, quando passei 18 dias em Recife na casa de amigos, em 1991. Nós pulamos atrás do trio elétrico, dançamos pelas ladeiras de Olinda, fomos ao Galo da Madrugada e ainda a bailes em um clube. Depois dessa folia, acho que nenhum outro carnaval teve mais graça...
Obrigada por me fazer lembrar desse carnaval tão gostoso!
Beijos, querida!

Gourmandisebrasil disse...

Caponata é um super truque para se ter na geladeira. Sempre agrada as visitas inesperadas e dura um bom tempo (isto é, se não acaba rantes...)
bjo,
Nina.

Laurinha disse...

Marcia, que bom voltar de férias!
Saudades de vc!

Não costumo ouvir música na cozinha, acho que fico tão distraída brincando que nem dou bola para outras coisas...

Adorei a caponata!

Beijinhos,

Marcia disse...

Meninas, adorei saber mais sobre os seus Carnavais! Que bom que gostaram da caponata - como a Nina disse, essa receita é bárbara para ter na geladeira para servir para as visitas! Bjs em todas