sábado, 5 de janeiro de 2008

Provoleta

Meus meninos amam queijo, inclusive queijos de sabor acentuado como o provolone. Aprendi a fazer provoleta num curso que fiz com o Armando Sabbag no Atelier Gourmand. Dei uma adaptada na receita, e o controle de qualidade (meu marido adora experimentar as receitas novas) aprovou!

Ingredientes:
  • 1 fatia grossa de queijo provolone (altura de aproximadamente 2 dedos)
  • 2 tomates italianos
  • azeite de oliva
  • folhas de manjericão
  • sal (a gosto)

Lave os tomates, e corte-os ao meio. Remova as sementes, e pique os tomates em cubos pequenos. Aqueça uma frigideira anti-aderente. Grelhe o queijo até que fique levemente derretido. Vire, e faça o mesmo do outro lado. Retire do fogo, e coloque no prato onde será servido. Cubra com os cubinhos de tomate e as folhas de manjericão. Tempere com sal e azeite de oliva a gosto. Sirva quente.

Essa provoleta combina muito bem com pão italiano, mas também é deliciosa sem nenhum acompanhamento.

Feliz 2008 a todos!

9 comentários:

Cris disse...

Oi Marcia, só de ver... já apetece comer! :-)

Elvira disse...

Essa salada ficou um luxo! :-)

Bjs.

Laurinha disse...

Hummmmmm, provoleta é bom demais, há tempos que não como...
Beijinhos,

Smas disse...

Acho que eu ia gostar, mas mais ninguém aqui em casa me acompanha...
Bjs

Paula Amanda disse...

Olá Marcia!!!!

Que bom que gostou meus biscoitinhos de Natal, achei uma idéia maravilhosa de levr os biscoito para a escola de seus filhos para a turma decorar!!!!
Seu blog é muito delicioso, Parabéns!!!!
Vou voltar mais!!!
ahhhhh eu amo provolone!!!
Abraços,
Paula Amanda

risonha disse...

e um feliz 2008 para ti também.
essa foto está super apetitosa!

Sylvia disse...

Puxa que coincidencia, fiz uma provoleta ontem para ilustrar meu post de hervas. A sua ficou barbara , nao conhecia com tomate. Deve se fantastica

Valentina disse...

Amo provolone. E esta forma de preparar está ótima.

Marcia disse...

Cris, essa provoleta é muito gostosa. Com algo assim na mesa, eu já dispenso o jantar.

Obrigada, Elvira, e é tão fácil de fazer...

Laurinha, eu costumava comer numa parrilla argentina que frequentamos, mas depois que aprendi a fazer, só comemos em casa.

Sandra, tem coisas que eu faço em porções bem pequenas, porque só eu como. Dá pra reduzir a porção de provoleta, fica ótimo.

Paula Amanda, é um prazer te receber aqui!

Obrigada, Zezinha! Feliz 2008 para vc tb!

Sylvia, as ervas mudam a cara de um prato. Plantei alguns vasinhos no terraço, e uso sempre.

Valentina, obrigada, querida!