
- 2 abobrinhas italianas
- 1 tomate italiano
- 1 dente de alho
- lascas de queijo parmesão de boa qualidade
- azeite de oliva (quantidade a gosto)
- sal (quantidade a gosto)
- folhas de manjericão (quantidade a gosto)
Corte as abobrinhas em rodelas finas. Retire as sementes do tomate, e pique-o em pedaços pequenos. Descasque o dente de alho, e corte-o em fatias bem finas. Lave e seque as folhas de manjericão. Tempere a abobrinha e o tomate com sal a gosto. (Eu uso sal grosso moído na hora. Acho o sal grosso moído mais saboroso e menos agressivo ao paladar. Pode-se moer o sal grosso no processador, e guardá-lo em recipiente fechado para usar no dia a dia.) Aqueça o azeite de oliva levemente. Junte a abobrinha, o tomate, o alho fatiado e algumas folhas de manjericão. Mantenha no fogo médio apenas até que a abobrinha fique macia. (Não cozinhe demais para não ficar molenga.) Retire do fogo, e deixe esfriar. Adicione as lascas de parmesão e mais algumas folhas de manjericão. Retifique o sal, se necessário. Regue com mais azeite, e sirva frio.
Esse prato pode ser servido como salada ou como antepasto. Nós já comemos dois jeitos, e ambos foram aprovados. Pessoalmente, eu gostei mais de comer esta abobrinha com pão italiano... :D
Bom final de semana!
4 comentários:
Ótima receita, Marcia! É um acompanhamento leve e gostoso para qualquer prato. Mas eu sou como você: acho ele que ficaria perfeito com um pãozinho italiano... ;o) Beijos!
Eu adoro abobrinha...
Que blog saboroso que você tem! Já o linkei no meu "bistrot". :-)
Já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogues culinários em língua portuguesa...? Basta que você se cadastre como usuária. Depois, tem de cadastrar o seu blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/
Até lá!
Beijão.
Ci, a receita ficou boa mesmo, principalmente com o pão italiano e uma taça de vinho. ;) Bjs, e bom final de semana!
Oi, Agdah! Tudo bem? Que gostoso receber a sua visita... Acabei de ler "O Caçador de Pipas" há pouco tempo, e fiquei babando na sua receita de naan.
Olá, querida Elvira! Obrigada pelo convite e por me incluir no seu delicioso Bistrot - já me castrei na comunidade! Descobri uma receita de rigueifa. Vou testá-la, e te conto como ficou... Um beijo grande!
Postar um comentário