terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Sardinhas fritas do João

João é um português de olhos azuis que desfilava para o Dener. João também é meu sogro. Ele gosta de preparar aperitivos e grandes almoços para os amigos, além de conversar sobre a terrinha. Juntamos tudo isso há alguns dias quando almoçamos na casa dele, e ele preparou essas sardinhas maravilhosas. A última vez que comi sardinhas assim foi em 1992, quando estivemos no Porto visitando os primos do meu pai....
Ingredientes:
  • Sardinhas inteiras (compramos as nossas na feira, e pedimos que o peixeiro removesse apenas a barrigada. As escamas são importantes para as sardinhas não grudarem na grelha!)
  • Farinha de trigo para empanar
  • Sal grosso para temperar
  • Óleo vegetal para fritura

Aqueça o óleo. Misture o sal grosso com a farinha de trigo. Empane as sardinhas nessa misture. Frite até ficar dourada.

João serviu essas sardinhas fritas com batatas cozidas temperadas com azeite e sal e com a seguinte salada:

  • Cebolas
  • Azeitonas portuguesas
  • Azeite de oliva (a gosto)
  • Sal (a gosto)

Corte as cebolas em rodelas. Deixe-as de molho em água e vinagre para tirar o odor. Escorra. Junte as azeitonas portuguesas, tempere com sal e regue generosamente com azeite de oliva.

Neste mesmo almoço, João serviu sardinhas assadas na brasa. Para prepará-las é só temperar com sal grosso, e assar na grelha da churrasqueira. Fique de olho para não queimarem (as sardinhas assam rapidamente).

11 comentários:

No Céu dos Bolos disse...

Adooooooro sardinhas. Mas detesto cheiro que fica em todo o lado depois de comer as sardinhas...:(
Que bom que vens a Lisboa. Vou mandar um mail com o meu msn p podermos falar melhor. Podemos combinar um dia inteirinho a passear em Lisboa se vc quiser.Ia adorar...
Bjokas
Ana

risonha disse...

curiosamente o meu falecido pai também se camava Joã (mas não tinha olhos azuis... lol) e prepara sardinhas exactamente desta forma... aliás, o peixe preferido do meu pai eram sardinhas, preparadas de qualquer maneira. adorei recordar as sardinhas..

Gourmandisebrasil disse...

Gosto de sardinhas de qqr jeito: fritas, grelhadas, assadas, cruas, em conserva...
bjo,
Nina.

Cinara disse...

Marcia, eu não comia peixe até pouco tempo atrás, quando me apaixonei pelo salmão... Agora preciso provar sardinhas! ;o)
Achei interessante você mencionar que seu sogro desfilava para o Dener! A minha avó, já falecida, era estilista e tinha duas boutiques aqui em Campinas. Temos uma foto dela com o Dener, em um desfile que reuniu vários estilistas em São Paulo. Se o seu sogro era modelo, deve ser muito bonito! Publica uma foto dele, vai... ;o)
Beijos, amiga!

Laurinha disse...

Hummmm, adoraria umazinha...
delícia!

TB QUERO IR A PORTUGAL!!!!!!! Quem sabe algum dia...

Beijinhos,

Elvira disse...

Será que as sardinhas também têm olhos azuis...?! ;-D Risos!

Estou morta para que chegue o Verão e assim poder comer sardinhas de novo! :-)

Beijos.

Patricia Scarpin disse...

Seu sogro deve ser uma companhia tão gostosa, Marcia!
Eu, que amo peixes, iria me fartar com estas sardinhas...

Cris disse...

Sogro famoso Márcia! Que jóia e além de tudo sabe cozinhar! Já vou responder seu e-mail, bjs!

Valentina disse...

Esta é a minha forma predileta de comer sardinhas. fritinhas, com uma cervejinha...

Marcia disse...

Ana, eu tb adoro sardinhas. Para evitar que o cheio tomasse conta da casa, meu sogro as preparou num fogãozinho de uma boca no quintal. Não veja a hora de me encontrar com vc. Bjs

Meu avô português tb tem loucura por sardinhas preparadas desta forma, Zezinha! Bjs

Nina, eu tb amo sardinhas. Obrigada pela visita! Bjs

Ci, acho que vc vai gostar de sardinhas... Meu sogro é realmente bonito. Vou procurar uma foto legal para te mostrar. Como era o nome da sua avó? Como se chamavam as boutiques dela? Talvez me sogro a conheça. Ele trabalhou com confecção durante bastante tempo. Bjs, querida!

Laurinha, devíamos organizar uma viagem eno-gastronômica só com blogueiras. Isso ser divertidíssimo! Bjs

Elvira, dessa vez só o cozinheiro tinha olhos azuis. ;) Só se encontra sardinhas frescas no verão português? Bjs

Pat, nós tb amamos peixes. Se o cheiro não tomasse conta do apartamento, prepararíamos sardinhas com mais frequência. ;D Bjs

Cris, ele cozinha bem mesmo! Quando contei para ele que ia postar as sardinhas no blog, ele me disse que vai preparar várias outras coisas gostosas para eu fotografar e publicar. ;D Bjs

Valentina, eu não gosto muito de cerveja, mas as outras pessoas que estavam no almoço se deliciaram com a combinação! Bjs

Fabrícia disse...

Que delícia de fotografia e o sabor devia estar fantástico. Vim aqui fazer uma visitinha...
Abraços,
Fabrícia.