domingo, 7 de fevereiro de 2010

Mini bolo de morango





No dia 14 de fevereiro, comemora-se o Valentine's Day em vários países do mundo. Esta data difere um pouco do Dia dos Namorados (celebrado no dia 12 de junho, aqui no Brasil), porque amigos também trocam cartões, chamados de valentines, e lembrancinhas (flores, chocolates e baked goods) nesta data.

Como sou uma moça festeira e romântica, estava procurando uma receita para o Valentine's Day quando me lembrei que tinha feito este bolinho no ano passado, e não tinha publicado aqui no blog.

Esta receita foi tirada e adaptada do site da Hershey's, mas infelizmente, o link não se encontra mais lá (e olha que eu gastei um bom tempo procurando...).

Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó químico
  • 1 pitada de sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de leite integral
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 2 xícaras de morangos frescos
  • 1 xícara de creme de leite fresco gelado
  • 2 colheres de sobremesa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Aqueça o forno a 180º C. Unte e enfarinhe a assadeira. Numa tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Bata os ovos em velocidade alta até que formem uma espuma grossa e amarela clara. Diminua a velocidade da batedeira, e acrescente o açúcar gradualmente. Bata em velocidade média até que o açúcar esteja bem dissolvido (cerca de 5 minutos). Junte os ingredientes peneirados, e misture levemente até que estejam incorporados à massa. Reserve. Num recipiente próprio para microondas, misture o leite e a manteiga. Aqueça por 1 minuto ou até que a manteiga derreta. Acrescente a mistura de leite à massa do bolo. Mexa rapidamente. Passe a massa para a forma preparada.


Asse por 20 a 25 minutos. Faça o teste do palito para verificar se está pronto. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Desenforme. Corte o bolo no meio com muito cuidado (Eu usei uma faca de serra grande para fazer isso. Eu estava morrendo de medo de quebrar o bolo, então demorei muito para conseguir cortar o bolo.)


Pique os morangos; reserve os mais bonitos para enfeitar o bolo. Bata o creme de leite fresco com 2 colheres de açúcar e com o extrato de baunilha até formar chantilly. Junte metade do creme chantilly aos morangos picados. Reserve o restante do chantilly para cobrir o bolo.



Recheie o bolo com o creme de morangos. Cubra o topo e as laterais do bolo com o chantilly reservado. Decore com fatias de morango. Mantenha o bolo na geladeira até a hora de servir.

Você costuma celebrar o Valentine's Day? Qual é a sua receita preferida para esta data?

Happy Valentine's Day!

3 comentários:

ameixa seca disse...

Não celebro, mas acho engraçado estas alusões à data. O bolo ficou bem bonitinho :)

Bá Reis disse...

Você é muito caprichosa mesmo! bjos

Regiane disse...

Que pena que você parou de postar...Adoro seu blog!!!