domingo, 21 de fevereiro de 2010

Frango com batata palha

Acabei de ler um livro excelente esta semana. (Se quiser saber mais sobre o livro "Comer, Rezar e Amar", dê uma passadinha aqui.) A autora passa um ano viajando pela Itália, Índia e Indonésia. Em determinado momento da narrativa, Liz Gilbert conversa com um amigo italiano, que lhe diz que toda cidade e toda pessoa tem uma palavra que lhes define. O italiano diz que a palavra de Roma é sexo; a americana diz que a palavra de Nova Iorque é achieve. O italiano então pergunta, "Qual é a sua palavra?" Liz demora algum tempo para descobrir... (Não vou dizer qual é a palavra da autora para não estragar a surpresa! :D)

Ontem, minha mãe perguntou qual é a minha palavra. Respondi imediatamente, "COMIDA!" Eu passo uma grande parte dos meus dias pensando em comprar comida, preparar comida, saborear comida... Adoro um supermercado, e gasto um bom tempo procurando receitas diferentes na Internet.

Como tinha vários filés de frango no freezer, e estava achando a ideia de preparar frango grelhado extremamente sem graça, lá fui eu para a Internet procurar alguma coisa diferente...


Ingredientes (a receita foi adaptada daqui):

  • 1 kg de filés de peito de frango
  • 1/2 cebola grande
  • Azeite de oliva extra virgem, quanto baste
  • 1 lata de molho de tomate
  • 250 g de requeijão cremoso, tipo Catupiry
  • 1 saco de batata palha
  • Sal grosso moído, a gosto
  • Pimenta do reino, moída na hora

Modo de fazer:
Tempere os filés de frango com sal e pimenta a gosto. Aqueça bem uma frigideira anti-aderente. Grelhe os filés de frango. Retire do fogo, e deixe esfriar. Desfie os filés de frango, e reserve. Numa panela grande, refogue a cebola picada no azeite de oliva. Acrescente o frango desfiado, e refogue mais um pouco. Junte o molho de tomate, e mexa rapidamente. Deixe o molho apurar. Adicione o Catupiry, e retifique os temperos. Pré-aqueça o forno a 200º C. Passe os ingredientes da panela para uma travessa refratária. Cubra com a batata palha, e leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos.

Sirva com arroz branco.

(Não se espantem com a quantidade que aparece na foto. Esqueci de fotografar o prato quando o tirei do forno. Só lembrei da fotografia quando fui lavar a louça, então montei um mini-refratário com o pouco que sobrou...)

4 comentários:

ameixa seca disse...

Não sou fã de batata palha de compra, mas isso é fácil de substituir pela caseira :) Acho que comida ou comer também é uma das minhas palavras!

Santa Gastronomia disse...

Olá, Marcia:
tava procurando receita de canjica e parei no seu blog. Gostei muito dele e já sou sua seguidora. Faça uma visita lá em casa também (hehe..), fique à vontade!
O livro, por coincidência, eu acabei de ler. Eu gostei e recomendo as minhas amigas.
Parabéns pelo seu blog!

Babette disse...

Apetitoso!!!!!!!
Babette

Bá Reis disse...

Ma, tinha desacostumado de passar por aqui e de repente quanta coisa nova e gostosa encontrei. QUe bom que você voltouuu!!! AMO MUITO!! bjos