domingo, 7 de março de 2010

Abobrinha Mediterrânea

Quando eu era pequena, minha mãe sempre me pedia para dar uma chance aos legumes. Apesar da insistência dela, é claro, que eu não dava chance aos verdinhos... :) Eu preferia continuar comendo as "n" variações de batata que ela preparava.

Eu descobri a abobrinha há pouco tempo, e posso dizer que estou apaixonada.

Esta receita fica ainda melhor no dia seguinte ao preparo.

A receita foi adaptada do livro "A Grande Cozinha: Cozinha Mediterrânea," da Abril Coleções.

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 2 abobrinhas italianas médias
  • 3 dentes de alho
  • folhas de manjericão
  • 12 tomates cereja, cortados em 4
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal grosso moído na hora, a gosto
  • Pimenta do reino preta moída na hora, a gosto
Lave as abobrinhas, despreze as pontas, e corte-as em rodelas finas. Arrume as rodelas de abobrinha numa travessa grande, tempere com sal grosso moído, e deixe descansar por meia hora para que elas soltem o excesso de líquido. Escorra bem. Esquente 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande. Frite as rodelas de abobrinha por 1 minuto de cada lado com cuidado para não empilhar as rodelas. Remova da frigideira com uma escumadeira, e coloque as rodelas fritas num prato fundo forrado com papel toalha para absorver o excesso de óleo. Repita este processo até cozinhar todas as fatias de abobrinha. Adicione mais azeite entre as frituras, se necessário for. Disponha as rodelas de abobrinha na travessa onde vão ser servidas. Acrescente o tomate cereja. Reserve. Descasque os dentes de alho, corte em pedaços grandes, e refogue-os no azeite que sobrou na frigideira. Junte o vinagre balsâmico. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem. Cubra a abobrinha e os tomates com este molho. Adicione as folhas lavadas de manjericão. Deixe marinar por ao menos uma hora antes de servir. Sirva com torradinhas ou pão italiano.*



*Esta receita se conserva bem por até 4 dias após o preparo. Mantenha na geladeira, em recipiente tampado.


Boa semana!

4 comentários:

Flavinha disse...

Oi Márcia!

Eu também descobri a abobrinha há pouco mais de 3 anos e desde então ela virou o meu sabor preferido na pizza!

Dia desses marido inventou uma versão de 'abobrinha balsâmica'! Ficou uma delícia!

Esta sua receita parece divina! Certamente vamos experimentar aqui em casa!

Beijocas

ameixa seca disse...

Só descobri a abobrinha em adulta e fiquei completamente fã :) Adoro de todas as maneiras!

Gelateria Gôla disse...

Gostei muito dessa receita!

Elen disse...

Adorei esta receita!!! Dá pra fazer com beringelas tbém né?
Abs.
Elen.
noznamoscada.blogspot.com