quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Pancakes




Meu filho mais velho recebeu o boletim na semana passada. Para comemorar suas boas notas, ele me pediu para fazer um pancake breakfast no final de semana. Decidi fazer um brunch completo com ovos mexidos, frutas, pães, queijos e as famosas panquecas.

Adaptei uma receita do Jamie Oliver para fazer estas pancakes. Tradicionalmente, elas são servidas em tamanho grande com maple syrup. Fiz as minhas bem pequenas, porque assim não ficamos com culpa por comer várias! ;)

Ingredientes:

  • 3 claras
  • 3 gemas
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de leite (eu usei leite integral)
  • 4 colheres de chá rasas de açúcar baunilha

Separe os ovos. Bata as claras em neve com a pitada de sal. Em outra tigela, bata as gemas com a farinha, o fermento, o leite e o açúcar com batedor de arame até obter uma massa lisa e consistente. Junte delicadamente as claras batidas em neve a esta mistura. A massa das panquecas está pronta!

Aqueça uma frigideira anti-aderente em fogo médio. Espalhe um pouco* de óleo de cozinha (eu usei óleo de milho) sobre a frigideira com um pedaço de papel toalha. (*O óleo é só para evitar que a panqueca grude na frigideira, não é preciso colocar muito!)

Com a ajuda de uma concha (eu usei uma bem pequena), espalhe um pouco da massa na frigideira. Quando a massa começar a fazer pequenas bolhas, vire a panqueca com o auxílio de uma espátula. Não tenha medo: a esta altura, ela já estará suficientemente firme e dourada, e não quebrará na hora de virá-la com a espátula. Deixei fritar por mais alguns momentos, para que ambos os lados fiquem dourados.

Sirva com maple syrup, manteiga, frutas, mel, geléia, chantilly, Nutella, doce de maçã... Use a sua criatividade!

O topping que o meu filho mais gosta é de morango. Soco os morangos cortados num pilão de mármore com açúcar baunilhado. Depois, junto algumas blueberries, e a panqueca some em questão de segundos. Nutella com banana em rodelas também faz bastante sucesso.

Essa é apenas uma receita básica de pancakes. Há inúmeras variações! Eu já vi a Nigella fazendo panquecas com blueberries incorporadas na massa em seu programa de TV. Também já vi algumas pancakes servidas com coberturas salgadas como bacon, pancetta e milho. Para isso, é só retirar o açúcar baunilha da receita. Confesso que as panquecas salgadas não me atraem; eu gosto mesmo é da boa e velha manteiga como acompanhamento...

Qual é o sua cobertura preferida para as pancakes? O que não pode faltar no seu café-da-manhã especial?

7 comentários:

Pilates Mania disse...

A mesa estava linda. As pancakes Deliciosas. Voce está se saindo uma excelente cozinheira.
Beijão

Cinara disse...

Marcia, que breakfast mais maravilhoso!!! Aqui a gente reveza panqueca, waffles e french toast, e gostamos de várias coberturas: eu gosto de manteiga e geléia; meu filho gosta de Nutella e meu marido gosta de tudo... ;o) Beijos!

Anônimo disse...

amei a receita, fiz hoje e meu marido nao acreditou que as pancakes ficaram iguais as do cafe preferido dele aqui na australia.
muito boa, adorei!obrigada por compartilhar estas delicias!
ps: e este acucar de baunilha? eu soh achei o vanilla dusting sugar no mercado; entao acabei usando o caster sugar. faz diferenca?obrigada, beijos x

Marcia disse...

Mã, obrigada por ser tão coruja!

Ci, obrigada - a compliment coming from you means A LOT! Já anotei a sua receita de french toast, e vou fazê-la para os rapazes... Bjs!

Oi, Silvia! Tudo bem? Obrigada por passar por aqui! Fico muito feliz de saber que vcs gostaram das pancakes! Eu uso o açúcar baunilhado, porque gosto muito do aroma. Aqui no Brasil, é possível comprar o Açúcar Baunilha da Dr. Oetker no supermercado. No entanto, eu preparo o meu em casa mesmo: eu mantenho um quilo de açúcar dentro de um pote fechado junto com uma fava de baunilha cortada ao meio. Eu uso o açúcar baunilhado, porque gosto muito do aroma. A baunilha deixa o açúcar perfumado, e quando usado em sobremesas, libera aquele cheirinho delicioso de bakery... O uso do caster sugar não altera em nada a receita. Andei pesquisando, e descobri que o caster sugar é o açúcar branco, granulado bem fino. A Donna Hay normalmente recomenda o uso dele no preparo dos doces no livro Modern Classics 2. Pode usar sem medo de ser feliz! Bjs, e espero te ver mais vezes por aqui!

Clau Clau disse...

ah eu amo pancakes!!! mas sempre que tentei fazer em casa não deu certo... só com aquelas misturas que já vem prontas.... vou testar essa receita!!
a minha coebrtura favorita é do restaurante América... calda de frutas vermelhas e sorvetinho de creme pra acompanhar hmmmm

Carol Mello disse...

onde vc encontrou os mirtilos?

Marcia disse...

Carol, eu comprei os blueberries frescos no hortifrutti Natural da Terra aqui em SP. As vezes, encontro no Pão de Açúcar também. Bjs