segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Cupcakes de Chocolate com Buttecream


Meu caçulinha fez aniversário na semana passada. Meus meninos são super festeiros; puxaram a mãe e o bisavô português. Tudo é motivo para fazer festa aqui em casa. Comemoramos todas as datas especiais: Páscoa, Natal, Thanksgiving, aniversários, chegadas, despedidas... No entanto, gostamos também de celebrar as coisas simples do dia a dia que marcam a nossa vida. Acho que essas são as "festas" que eles mais curtem. Quando eles tiram notas boas no boletim, fazemos o nosso dia especial, comemorando com um delicioso pancake breakfast. Quando eles ganham medalhas na natação, tem bolo, docinhos, enfeites (desenhos feitos pelo meu primogênito colados na parede) e fotografias. Quando eles passaram no entrance exam da escola em que estão agora, adivinhem o que aconteceu? Teve festa! A gente gosta tanto de cozinha e de festa, que quando não tem nada para comemorar, a gente brinca de restaurante. Eles desenham o cardápio, enfeitam a mesa, dão nome ao restaurante e se vestem de garçons. :D

Imaginem o quanto eles estavam animados com a aproximação do aniversário do pequenito. Passei o dia na cozinha preparando as coisas gostosas que ele queria. Ele me pediu muffins com gotas de chocolate, brigadeiro, bicho de pé, beijinho de coco e cupcakes de chocolate.

Eu adorei a idéia dele! Estou no auge da febre dos cupcakes. Estou especialmente apaixonada pelos cupcakes decorados. Tamanha é a minha empolgação com os cupcakes que até comprei o saco de confeitar com vários bicos. Só tinha um probleminha: eu nunca tinha feito glacê. Eu normalmente cubro meus bolos com ganache ou caldas quentes. O que fazer? Como fazer?

Achei a resposta no fantástico blog da querida Cinara! A receita de buttercream da Ci é perfeita. Os cupcakes ficaram uma graça, além de deliciosos!

Agora, vamos ao que interessa:

Ingredientes do bolo: (usei a minha receita do bolo de chocolate à moda antiga)
  • 1 ½ tabletes de manteiga amolecida
  • 1 2/3 xícaras de açúcar
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2/3 xícara de chocolate em pó solúvel (achocolatado não dá o mesmo resultado)
  • 1 ¼ colheres de chá de bicarbonato de sódio*
  • 1 colher de chá de sal
  • ¼ colher de chá de fermento em pó
  • 1 1/3 xícaras de água

Aqueça o forno a 180º C. Numa tigela grande, bata a manteiga, o açúcar, os ovos e a baunilha. Bata em velocidade alta durante 3 minutos. Em tigela separada, misture a farinha, o chocolate, o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio. Adicione um pouco desta mistura; continue batendo, e adicione um pouco de água. Continue fazendo isto alternadamente, batendo até que a massa fique bem ligada. Coloque a massa nas forminhas de papel (encha só até 2/3 da forminha para não derramar) dentro da assadeira para muffins. Asse de 30 a 35 minutos, ou até que o palito saia limpo.

*O bicarbonato de sódio é fundamental para que o bolo fique bem escuro.

Ingredientes do buttercream (adaptado daqui):

  • 2 1/2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sopa de leite (aproximadamente)

Bata a manteiga por mais ou menos 30 segundos, até que ela amoleça. Junte o açúcar de confeiteiro, e bata até incorporar. Acrescente o leite, e bata até incorporar.

O meu buttercream ficou na consistência certa desta forma, mas você pode acrescentar um pouco mais de leite se sentir necessidade.

O cupcake ficou um sonho. Eu brinquei com o meu marido, que eles tem gosto de "ser feliz."

Tem alguma receita que te faz sentir assim?

10 comentários:

Cinara disse...

Marcia, seus cupcakes ficaram liiiindos!!!! Não parece que você nunca fez glacê na vida, ficaram perfeitos... E eu adoro bolos de chocolate escuros assim! Os meus sempre ficam clarinhos... Deve ser o tipo do chocolate em pó.
Para mim, as receitas que têm gosto de "ser feliz" são várias, mas principalmente as de café da manhã, como waffles, french toast e panquecas, que comemos em família e todo mundo adora! ;o)
Beijos e parabéns pelos seus cupcakes, querida!

Patricia Scarpin disse...

Marcia, tem mais é que comemorar mesmo com os pequenos - incentivos assim são essenciais para o crescimento das crianças!

E esses cupcakes.... que delícia!

Marcia disse...

Ci, sua receita de buttercream me salvou, e fez toda a diferença nos cupcakes. O segredo do bolo de chocolate bem escuro é o bicarbonato de sódio. O chocolate em pó que uso é o do Padre. Fiquei com água na boca quando vi sua lista de receitas com gosto de "ser feliz." Bjs.

Pat, os meninos te desejam um feliz aniversário! Um beijo grande!

Bá Reis disse...

Hummmmmmmmm...que delícia!!
Obbbaaaaa!!! Vou comprar os ingredientes e fazer. Depois conto e mostro as fotos!Claro, pois tem que ter fotos, né?!!!
Beijokas

Bá Reis disse...

Márcia querida, estou correndo tanto para deixar tudo redondinho aqui em casa e na empresa durante minha ausência. Ai, estou aontando os dias...
Estava relendo sua postagem e quero te dizer que voc6e me inspira como mãe. Penso como você, que tudo tem que ser celebrado! E agora estou na fase de pensar em ser mãe, então você pode imaginar a onde vai minha cabecinha imaginativa com sua deliciosas narrações.
Mas vou tentar fazer a receita antes de viajar, pois qualquer coisa tiro as dúvidas pessoalmente com você.
Muito beijos!!!
Ahhh...fala para sua mãe que estou com saudades dela.

tatianne disse...

Marcia, adoro o seu blog!!!!
Eu fiz os cupcakes com uma receita q eu tenho mas eles ficam soltando da forminha.O q posso fazer para eles não soltarem? Sou de Manaus e não enconteri formas própriaspara cupcake, então estou fazendo com formas de empadas número 0...Agradeço a ajuda!!!!Beijos!!!!

Marcia disse...

Oi, Tatianne! Tudo bom? Encontrei um post no blog da Patricia com uma dica para tirar a umidade das forminhas de bolo. Dá uma olhada: http://technicolorkitchen.blogspot.com/2010/02/cupcakes-de-coco-com-cobertura-de.html
Bjs

Nine Braga disse...

Olá Marcia! Lindos seus cupcakes e adorei esse sabor 'ser feliz' eu sinto isso tb...kkkk
Bjkssss

Bruna Axt disse...

Olá!

Achei seus cupcakes lindos e queria copiá-los, mas fiquei na dúvida se a manteiga a que vc se refere na massa do bolo é manteiga ou margarina. A quantidade é 150 ou 300g?

Obrigada!

Adriana disse...

Também fiquei em dúvida em relação a medida da manteiga...e fiquei morrendo de vontade de fazer esse bolo...amei todas as dicas!!!!