segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Creme de aspargos com croutons do Jamie Oliver


Hoje o dia amanheceu frio e cinzento. Para completar, meu marido estava indisposto. Precisava urgentemente de um "pick me up." Sempre que alguém não se sentia bem, minha mãe preparava um saboroso creme de aspargos. Automaticamente, nos sentíamos melhores. Resolvi apelar para a sopinha da minha mãe, e advinhem só... Ele está bem melhor! :D

Ingredientes:

  • 1 vidro de aspargos brancos em conserva
  • 2 tabletes de caldo de galinha
  • 1 gema
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • creme de leite (a gosto)
  • salsa desidratada (para decorar)

Ferva a água com os tabletes de caldo de galinha. Escorra os aspargos em conserva. Separe e reserve as pontas. Ferva os talos de aspargo por 5 minutos no caldo de galinha. Desmanche a gema em um pouco de água fria. Adicione a farinha, e misture. Junte um pouco do caldo de aspargos à mistura de gema para esquentá-la. Despeje a mistura de gema e farinha de trigo na panela onde se encontra o caldo de aspargos. Desligue a panela, e bata o conteúdo no liquidificador ou no mixer. Volte a mistura batida para a panela, e junte as pontas dos aspargos e um pouco de creme de leite. Misture delicadamente. Não deixe ferver para não talhar o creme de leite. Polvilhe com a salsa na hora de servir.

Assisti o programa do Jamie Oliver na GNT no fim de semana passado. Ele fez um episódio sobre abóboras, e preparou uma sopa acompanhada de croutons, que, na verdade, parecem torradas. Eu amo pão, e nem preciso dizer que fiquei alucinada pelos croutons. Comprei os ingredientes, e fiz a receita (adaptada) no dia seguinte. Ficaram muito bons! Hoje, repeti a dose para acompanhar o creme de aspargos.

Ingredientes:

  • 1 ciabatta
  • azeite de oliva
  • queijo parmesão ralado (se for ralado na hora, fica ainda melhor!)
  • folhas de manjericão (o Jamie usou folhas de sálvia)

Corte a ciabatta em fatias não muito grossas. Lave e seque as folhas de manjericão. Esquente o azeite em uma frigideira. Junte as folhas de manjericão, e deixe-as fritar até que fiquem crocantes. Retire e reserve as folhas de manjericão. Passe as fatias de pão no azeite que sobrou na frigideira desligada. Cubra os dois lados de cada fatia de pão com o queijo parmesão ralado. (Aperte levemente o queijo antes de virar o pão para que forme uma camada um pouco mais firme.) Volte as fatias de pão para a frigideira, e deixe torrar um pouquinho de cada lado. Regue com azeite (a gosto), e enfeite com folhas de manjericão. Sirva como acompanhamento da sopa.

Meu marido até voltou a sorrir depois do jantar...

E vc, qual é o seu comfort food preferido?

4 comentários:

Pilates Mania disse...

Fofinha:
Obrigada por sempre fazer alguma referência á mim, eu nem sabia que era tão importante na sua vida.
Te amo
Jeusa

Bá Reis disse...

Márcia, até eu que não sei cozinhar já fiz essa sopinha da sua mãe. Deu super certo e fez o maior sucesso aqui em casa. Hoje eu é que estou mei indisposta e tudo que queria era um creme de aspargos. Que delícia!!!
bjkas

Patricia Scarpin disse...

Com uma sopinha maravilhosa como essa e aquele bolo inusitado - adorei o nome e o método para consumi-lo - quem não se sentiria melhor?? :)

Marcia disse...

Obrigada, Mã. I love you!

Bá, essa sopinha é infalível mesmo.. Bjs. ;)

Pat, vc é um doce de pessoa! Obrigada por passar por aqui...