Essa receita é perfeita para os dias de verão (adaptada daqui).
Ingredientes:
1 kg de polvo eviscerado
1 cebola média inteira
1 folha de louro
Azeite de oliva extra virgem, a gosto
6 batatas inteiras e com casca
6 dentes de alho descascados, cortados em pedaços grandes
Salsinha ou coentro fresco e lavado, a gosto
Sal grosso moído na hora, a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o polvo e a cebola na panela de pressão, por 15 a 20 minutos. (Pesquisei bastante na Internet, e cozinhar o polvo com a cebola e sem sal é uma dica para que ele não fique duro e/ou borrachento.)
Enquanto o polvo cozinha, pré-aqueça o forno a 180º C. Lave as batatas, Coloque-as numa panela grande. Cubra com água, e cozinhe em fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 6 minutos e escorra. (A Rita Lobo ensinou esse truque em seu programa de TV; realmente acelera o processo.) Tempere as batatas com sal grosso moído na hora, e leve ao forno.
Escorra o polvo e a cebola cozida, e transfira para um refratário. Junte o alho, a folha de louro, a salsinha (as pessoas odeiam coentro em casa; precisei substituir) e bastante azeite. A receita original sugere que o polvo seja praticamente coberto por azeite. Asse por cerca de meia hora.
Quando as batatas estiverem assadas, retire do forno e dê um murro nelas. (Eu já me queimei dando murros em batatas quentes. Meu marido improvisou e amassou as batatas com uma colher grande.) Passe as batatas para o refratário onde está o polvo, e regue-as com o azeite que está na travessa.
Sirva a seguir.
2 comentários:
Adorei!
Fiz, deu certo, muito rápido, muito bom, delicioso.
Postar um comentário