sábado, 1 de dezembro de 2007

Salada Italiana de Tomates

O Natal está chegando! :D Não vejo a hora... Faz alguns dias que estou pesquisando receitas novas para esta data tão especial. Decidi reler o livro "Cozinhando para Amigos" da Heloisa Bacellar. O livro é maravilhoso: as fotos são espetaculares, as receitas são ótimas e os textos da Helô são uma delícia de ler. Ela dá idéias de cardápios completos para datas festivas como Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais. A autora também sugere menus completos para ocasiões específicas como um jantar de improviso após o teatro, um jantarzinho chique em uma hora ou um dia de chuva com amigos e crianças. Além de explicar as receitas passo a passo, a Helô dá várias dicas de como servir os pratos e como receber bem. Resumindo, este livro é um must have item!

Me apaixonei pelo vermelho intenso de uma saladinha italiana de tomates, e decidi fazê-la. Meu marido ficou estupefato com essa minha idéia, porque eu sou um freak of nature: eu não como tomates crus! Eu adoro molho de tomate, eu não vivo sem tomates secos, mas eu não gosto de tomates crus. Sei que é muito estranho, and I am not proud of it... ;)

Dei uma adaptada na receita, e me surpreendi. Essa salada é tão boa, que até eu gostei e repeti (mais de uma vez :D).

Ingredientes:

  • 2 tomates italianos bem vermelhos
  • 3 colheres de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho
  • 1 embalagem de tomates perinha e tomates cereja
  • Folhas de manjericão verde miúdo
  • Sal grosso moído
  • Pimenta do reino
  • Mussarela de búfala (cerejinhas)

Corte os tomates italianos ao meio. Remova as sementes. Corte os tomates em cubos. Pique o alho em pedaços grandes (se alguém não gostar, fica fácil de tirar). Aqueça o azeite de oliva numa panela pequena, e junte os pedaços de alho. Espere perfumar. Adicione o tomate picado e refogue muito rapidamente. Retire do fogo, passe para uma travessa, e tempere com o sal e a pimenta do reino moída. Regue com mais azeite, acerte o sal e reserve. Corte os tomates perinha em 4, e os tomates cereja no meio. Corte as bolinhas de mussarela de búfala em 4 também. Disponha os tomates cortados e o queijo na travessa onde a salada será servida. Espalhe as folhas de manjericão por cima, e regue com o molho de tomates, azeite e alho. Acerte o sal e a pimenta do reino. Regue com um pouco mais de azeite. Conserve em geladeira. Este prato pode ser servido como salada, acompanhamento ou antepasto. Ele fica ainda mais saboroso quando preparado com antecedência.

Nem preciso dizer que ficou fantástico com pão italiano, né?

5 comentários:

Laurinha disse...

Adoro esta saladinha, é parente da caprese! Delícia!
Beijinhos,

No Céu dos Bolos disse...

Encontrei hoje o seu blog e adorei.....principalmente as entradas e as saladas.Parabéns...vou voltar.
Ana

Marcia disse...

Olá, Laurinha! Tudo bem? Não tinha me tocado que esta salada era prima da Caprese. :D A receita original usa queijo parmesão no lugar da mussarela de búfala. Deve ficar excelente! Bjs.

Oi, Ana! Que prazer te receber por aqui! Te espero mais vezes, tá? Gostei muito do seu blog tb! Obrigada pelo carinho! Bjs.

Bá Reis disse...

Márcia, eu adoro saladas. Ainda não descobri se pelo sabor ou se pela praticidade. mas adoro!
Essa vou fazer com certeza.
beijokas

Marcia disse...

Bá, essa salada é tudo de bom! Depois me diga se vcs gostaram... Bjs