segunda-feira, 30 de junho de 2008

Pão de Batata da Laurinha

Você já conhece o blog da Laurinha? Não perca tempo, passe por lá! O Pitadinhas vive repleto de boas histórias, receitas excelentes e fotos lindas... Fico com fome sempre que passo por lá! ;D


Essa foi uma das muitas receitas que coloquei no meu "to do" list. Meu filho caçula devorou os pães de batata numa velocidade impressionante...




Ingredientes (a receita original está aqui):
  • 3 batatas grandes do tipo Asterix (rosa)
  • 500 g farinha de trigo especial para pães
  • 250mL leite integral morno
  • 1 colher (sopa) fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher (sopa) manteiga com sal
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres (sopa) açúcar

Lave e seque as batatas. Descasque-as, e leve-as ao fogo numa panela média com água e sal. Quando estiverem cozidas (porém firmes), desligue o fogo. Escorra as batatas, e amasse-as com um garfo (Da próxima vez, vou usar o espremedor de batatas. Acho que não amassei o suficiente com o garfo, e precisei ficar tirando pedacinhos de batata da massa na hora de sovar). Prepare uma assadeira grande (untada e enfarinhada). Numa tigela, coloque a farinha de trigo peneirada. Acrescente o fermento biológico seco, as batatas amassadas (enquanto ainda estiverem mornas) a manteiga, os ovos, o sal e o açúcar. Misture. Amasse muito bem (nessa hora eu pedi ajuda para a minha Kitchen Aid e sua super pá gancho). Deixe a massa descansar por cerca de vinte minutos numa vasilha coberta com um pano de prato, dentro do microondas desligado. Fiz como a Laurinha: dei um soco na massa para sair o gás, e amassei por mais uns 2 minutos. A seguir, fiz as bolinhas de pão. Deixe os pãezinhos descansarem por mais meia hora (cubra-os, e coloque-os para descansar dentro do forno desligado). Pré-aqueça o forno a 180ºC. Asse por 30 a 35 minutos.

16 comentários:

Natural Naturalmente disse...

Márcia, lógico que os pães foram todos devorados, eles ficaram o máximo, não poderia ser diferente, vindo a receita da Laurinha...
Parabens!!! Adoro passar por cá.O seu blog é uma delícia.
Boa semana
Márcia

Nela disse...

Olá Márcia,é asegunda vez que a comento,gosto do seu blog,olhe esses pãezinhos são feitos com o que cá em Portugal se chama de batata doce não é?se a côr é rosa só pode ser,é deliciosa a batata doce fiz também um pudim com ela que ficou uma delicia.bjo boa semana.

ameixa seca disse...

Ficaram com um óptimo aspecto. Eu também estava capaz de devorar alguns :)

threefatladies disse...

Estão lindos. Essa receita da Laurinha é um verdadeiro sucesso na blogosfera. Estou há imenso tempo para fazer e até pedi umas dicas a ela...enfim, preguiça de acender o forno com este calor...mas vê-los aqui deu-me ainda mais vontade de fazê-los.

bjs

cozinha da drica disse...

Marcia amo pão de batata!!Recheado com catupiry fica demais!!! Bjks

Patricia Scarpin disse...

Também quero fazer os pães de batata da Laurinha - os seus estão lindos, Marcia!

Luciana Macêdo disse...

Também estou de olho neste pãezinhos, parecem muito saborosos.
Bjs!

Carolina Andrade disse...

Marcia, que delícia de pão!! Nossa, tenho fissura por massas, de todos os tipos, com certeza essa vai para os meus testes!! Obrigada pelos recadinhos!! Grande beijo!!

Laurinha disse...

êêêê!!! Que bom que os meninos gostaram!!
Olha, aqui em casa aparecem sempre, assim acaba um saquinho do freezer - sempre congelo, meu filho às vezes leva de lanchinho pra escola), no findi já preparo outro fornada...
Vc é uma fofa!
Beijinhos,

Filipa disse...

Márcia que lindos ficaram os pãezinhos, não admira que tenham desparecido num instante.
Também tenho essa receita guardada mas ainda não fiz...

Beijinhos

Iliane disse...

devem ter ficado deliciosos seus pães..tá com uma cara linda!bjus

Cláudia disse...

Estou namorando faz tempo esses pãezinhos da Laurinha, vcs duas tem boas mãos para pães. Eu não me sinto confiante em fazer, parece que não vai dar certo, mas eu vou tentar e depois eu conto!

bjs

laila radice disse...

Marcia ficaram tao fofos pequeninos...adorei!!bjs

* Jo * disse...

uhn!
posso pegar um?

=)

Fabrícia disse...

Marcia que delicia de paozinho. Vc e a querida Laurinha arrasam sempre. Quem me dera ter uma super ajudante como ti....aproveite.
Bjs.

Bá Reis disse...

Ai que delícia, nada bobo esse Lucas, né?!!
Quando você volta, vai ter que fazer aqui. Hummmque delícia!
Fiquei com água na boca.
beijos