domingo, 6 de abril de 2008

Semifreddo de Maracujá

Eu amo, amo, amo a minha tia. Ela é apenas um ano mais velha que eu, e é uma das pessoas mais divertidas que eu conheço, além de ser uma grande amiga. Nos entendemos só pelo olhar. No domingo passado, ela e o meu tio almoçaram conosco.

Como íamos almoçar depois da igreja, deixei quase tudo pronto de véspera, inclusive esta sobremesa.
O semifreddo é uma sobremesa gelada, cuja textura fica entre a mousse e o sorvete. É uma receita prática a se fazer, pois pode ser feita de véspera. Mantém-se bem no congelador por até 30 dias. Enformados em forma de pão, pode-se cortar fatias com uma faca passada em água quente e servir, enquanto o resto fica perfeito no freezer.

A receita é do banqueteiro Toninho Mariutti, e foi tirada do livro "Receitas para Todo Dia e para os Outros Também" de Wilma Kövesi.

Ingredientes:
  • 500 mL de creme de leite fresco gelado
  • 2 xícaras de açúcar
  • 500 mL de suco de maracujá (bati maracujás azedos no liqüidificador, sem água, e peneirei)
  • 8 claras em temperatura ambiente
  • 1 envelope de gelatina em pó incolor, sem sabor

Bata o creme de leite até que fique cremoso. Junte uma xícara de açúcar, e bata até formar picos macios. Junte metade do suco de maracujá, misture e leve à geladeira. Bata as claras em neve macia. Aos poucos, acrescente a outra xícara de açúcar, e bata até obter um suspiro firme. À parte, dissolva a gelatina incolor em 1/2 xícara de suco de maracujá, e amoleça-a em banho-maria. Junte o que sobrou do suco ao suspiro; mexa delicadamente. Adicione a gelatina amolecida e o creme da geladeira ao suspiro. Misture com cuidado. Molhe e em seguida forre uma forma de pão (com capacidade para 2 litros) com filme plástico. Despeje o creme na forma forrada, e leve ao freezer por no mínimo 8 horas. Desenforme, e corte em fatias para servir.

O semifreddo pode ser servido com caldas ou molhos. Neste caso, a calda que mais combina é o caramelo de maracujá.

Para prepará-lo, leve 1 1/2 xícaras de açúcar ao fogo baixo; mexa até que derreta e se transforme num caramelo denso e dourado. Junte 250 mL de suco de maracujá pelas bordas (para evitar queimaduras), e derreta lentamente em fogo baixo. Retire do fogo, deixe esfriar e conserve em vidro limpo e seco na geladeira.

Eu servi o meu semifreddo sem calda alguma. Foi aprovado por todos!

17 comentários:

Mel L. Ramos Bryar disse...

Como fã incondicional de maracujá...Dou nota 10 para a receita! Parece deliciosa! beijos

Fabrícia disse...

Marcia que delicia....me deu agua na boca. Quais frutas vc me recomenda para substituir o maracuja?
Bjcas doces.

Isabel (pipoka) disse...

Se tem maracujá, já está anotado!

Unknown disse...

Eu sou a tia que ama,ama,ama muito esta menininha querida.Para quem a conhece só do blog não sei se pode imaginar o quanto ela é maravilhosa uma excelente cozinheira, um exemplo de mãe e esposa e uma amiga maravilhosa!Eu também te amo. Esta sobremesa é maravilhosa!!!

laila radice disse...

Marcia...arrasou!!!fiquei aguada por um pedaço...bjs

Filipa disse...

Márcia eu adoro maracujá e esta receita já está anotada.

Beijinhos

Laurinha disse...

Marcinha, que delícia! De maracujá... hummmm, fantástica!!
Beijinhos,

cozinha da drica disse...

Marcia maravilhoso , leve e saboroso!! Eu também aprovei!!! Bjks e ótima semana

Patricia Scarpin disse...

Marcia, que idéia ótima e prática, amei!
Sou doida por maracujá.

Luciana Macêdo disse...

Aqui em casa não somos muito de doces então uso esta base de creme (aprendi com um italiano) que você fez para fazer várias outras sobremesas e realmente é muito gostosa. Vou experimentar com maracujá.
Bjs!

Bá Reis disse...

Marcia querida, você é muito caprichosa e amorosa.
Dá para sentir daqui todo seu amor ao preparar cada prato.
Beijos no coração

Carolina Andrade disse...

Ola Marcia. Adorei o posto poissoualuna e estagiária da escola Wilma Kovesi e tenho esse livro. (nem precisei anotar a receita!! rsrs)Toninho Mariuti deu aula mês passado na escola masnãopude assistir. Adorei. Grande beijo

Goreti disse...

Marcia, nunca fiz Semifreddo, acho que vou começar pelo seu, adoro sabores cítricos!

Beijos!!!

Anônimo disse...

MArcia, que deliiiiicia!!!
EU amo maracuja!!!
bjsss

Cris disse...

Marcia, amei seu semifreddo, não sabia da definição da textura, muito interessante e sua tia deve ser muito jóia, só um ano mais velha, é como irmã!

Iliane disse...

amo..amo tudo no que diz respeito a maracujá..e seu semifredo tá demais...!!!olha..e..que bom que você ama sua tia..amar alguem da gente e demonstara êsse amor..é tudo de bom em um ser himano!!!parabens!bjus

Cláudia disse...

Márcia, delicioso. Deve ser super refrescante. Adoro maracujá, mas será que usando a mesma base da para por outras frutas ou usar o suco? Fiquei fã desta sobremesa.

bjs