domingo, 13 de abril de 2008

Aspargos Grelhados do Jamie Oliver

Todo mundo sabe o quanto eu gosto do Jamie Oliver: não perco os programas da série "Em Casa com Jamie Oliver", vivo consultando os livros e o site dele... As receitas são ótimas, práticas e sempre agradam o paladar dos rapazes!
Acabei de comprar o livro "Jamie at Home," e posso dizer com tranquilidade que foi uma excelente aquisição. Como o próprio nome sugere, o livro é repleto de receitas simples de comida caseira. Há inclusive dicas de como plantar e cuidar de legumes e ervas. Pensando na "horta" de cada um, o autor divide o livro em capítulos de acordo com as estações do ano. No capítulo "Spring," encontrei receitas bárbaras com aspargos. (Depois que descobri que os aspargos são uma grande fonte de ácido fólico além de serem diuréticos, fiquei ainda mais fã deles...)
Em 15 minutos, coloquei este prato na mesa. Para um almoço de domingo após a igreja, é um feito e tanto! ;D
Ingredientes:
  • Aspargos frescos
  • Azeite de Oliva
  • Queijo Parmesão
  • Sal grosso moído
  • Suco de limão
  • Pimenta do reino moída na hora

Pré-aqueça uma grelha em fogo baixo. Lave os aspargos, e corte a parte mais dura do talo. Grelhe de ambos os lados até que fiquem levemente marcados. Retire do fogo, e regue com o suco de limão e azeite de oliva (a proporção é: 1 parte de suco de limão para 3 partes de azeite). Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Corte tiras finas de queijo parmesão, e coloque por cima dos aspargos. (Eu usei o descascador de legumes para fazer isto, mas acho que o parmesão ralado na hora fica tão bom quanto...) Sirva imediatamente.

Eu servi os aspargos com uma peça de fraldinha e batatas assadas.

Bom final de domingo!

21 comentários:

Bá Reis disse...

Querida, que saudades!!! Tem sido tão corrido... Mas nunca deixo de passar por aqui, entre uma coisa e outra do trabalho, venho ver suas novidades.
Eu amo aspárgos! Vou experimentar sua dica.
Um beijo bem grande,

Mel L. Ramos Bryar disse...

Também gosto muitoooooo dele, pena que as vezes perco o programa e até as reprises...mas aqui sempre acho ótimas receitas dele!! Eu não gosto de aspargos...vou aprender a gostar ainda...estou me desafiando...mas o marido adora! Ele viu estes na televisão e mostrei os seus..agora vou ser obrigada a fazer!Eu costumava achar uns lindos em sampa, mas agora em Campinas, está difícil encontrar! Obrigada pela sugestão!

Cláudia disse...

Olá Márcia, já vi estes aspargos preparados em outro blog,não me lembro qual e também assisti ao episódio que ele os fez. Também fiquei com vontade de fazer. Mesmo não tendo o livro dele,vou seguir daqui.

Márcia, já adicionei seu link no meu blog

bjs e boa semana!Fique com Deus!

Marizé disse...

Para além de rápido e simples, é saudavél e delicioso.
Gostei muito :-)

Bjs

Filipa disse...

Márcia acredita que ainda nunca provei espargos??
Estão com um aspecto muito bom.

Passe lá no meu blog, tenho um miminho.

Beijinhos

Laurinha disse...

Na minha tv a cabo não tenho ele... buááá, buááá...
Mas tenho você aqui!!!
Então, tudo bem!
Simples e gostosos estes aspargos... gostei!
Beijinhos,

Fabrícia disse...

Ficou lindo Márcia....não assisto o Jamie mas tb adoro as receitas deste garoto talentoso. Você está de parabéns....muito nutritivo.
Bjcas.

Silvia Arruda disse...

Sua foto ficou linda.
Vc não vai acreditar, mas nunca comi aspargos! :)

Rosa Maria Martins Moraes disse...

Aspargos tem cra de jantar de gala...e gralhados então...que delícia! bjos

Mónica Pinto disse...

Adoro espargos e são realmente muito saudáveis e com uma receita do Jamie Oliver não pode falhar. Gosto muito do " Jamie at home ", gosto de comida e gosto de agricultura biológica por aí já podes ver como gosto deste programa...Agora fiquei com vontade de comer espargos...Isto de andar a visitar as vizinhas, dá nisto. Bjs

Leila disse...

Ficou lindo. espero que tu consigas fazer o bolo de limao dele pois tentei duas vezes e nao deu certo.
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

O programa dele é uma delícia de ver, Marcia!
E sou doidinha por aspargos.

laila radice disse...

humm parace otimo..há ingredientes q qto menos forem mexidos melhores ficam...bjs

Goreti disse...

Pra minha grande surpresa essa semana achei aspargos na feira, é aprimeira vez que isso acontece...vou pegar carona nessa recita...

beijos!!!

Anônimo disse...

Marcia, que delicia os seus aspargos!! Aqui ta comecando a epoca e os alemaes ficam na febre de comer aspargos toda semana, se nao for quase todo dia!! rs
MAs aqui eles preferem os brancos...Mas eu prefiro os verdes!! rs
PAssa la no meu blog, eu tenho um mimo pra vc!!!
bjsss

Flavinha disse...

Oi Márcia! Também adoro o Oliver, mas sou muito lerda e fico com medo de fazer as receitas dele! Ah! Mas estes aspargos eu vou poder fazer! Obrigada!

Ah! Obrigada também pela dica da sua sopa de batatas com grão de bico e alho porró! Anotei a receita e assim que a temperatua baixar vou fazer!

Beijos

Anônimo disse...

Aqui em Portugal não é difícil encontrar espargos.Tradicionalmente, são cozidos e acompanhados de molhos diversos. Grelhados, nunca pensei que desse certo, mas a prova de que são óptimos aí está: na receita do Jamie e na sua linda foto. Parabéns e obrigada por ter partilhado connosco.Bjs. Bombom

Anônimo disse...

É a primeira vez que visito o teu blog, gostei, aliás gostei muito. Sou fã do Jamie. Fiz uma receita dela do livro "Jamie at Home" de espargos com sardinhas de lata envolvidos com bacon, no forno, uma óptima entrada.
Parabéns pelo blog.

Iliane disse...

humm..que delicia..adoro as receitas do Jamie Olivier!!!!não perco um programa dele..amo!!!

É. disse...

Não sei como demorei tanto pra visitar aqui... gostei pra caramba dessa receita, e mais ainda por ver que da mesmo pra fazer na casa de cada um!
Érika

Gloria M. Alexandre disse...

Sou nova neste blog, mas adora gastronomia, e chefs como Nigella, Jamie Oliver (apesar dele exagerar na qtidade de temperos,rsrs ) acompanho ele a muito tempo, vou tentar os aspargos. Prazer em conhecer!!!