quarta-feira, 12 de março de 2008

Papillote de Saint Peter com Tomates e Ervas

A correria anda grande nesses dias. Ainda estou colocando as coisas em ordem por causa da viagem, e graças a Deus, tenho trabalhado bastante. Por este motivo, venho procurando fazer apenas receitas práticas.
Lembrei-me de um programa do Jamie Oliver, onde ele deixou um papillote de cogumelos pronto para o jantar de sua esposa. O preparo do prato era rapidíssimo, e a bagunça na cozinha era mínima.
Tinha filés frescos de Saint Peter na geladeira, e resolvi arriscar com peixe. Todo mundo ama peixe aqui em casa... O Saint Peter assado no papillote agradou: não sobrou nadinha!
Ingredientes:
  • 4 filés de peixe (eu usei o St. Peter)
  • 2 tomates italianos
  • azeite de oliva (a gosto)
  • sal grosso moído na hora (a gosto)
  • pimenta do reino moída na hora (a gosto)
  • ervas frescas (eu usei manjericão)
  • 4 pedaços de aproximadamente 30 cm de papel alumínio

Lave as ervas e os tomates. Remova o olhinho e as sementes dos tomates, e corte-os em cubos. Tempere os filés de peixe com sal e pimenta. Reserve. Forre uma assadeira com um pedaço grande de alumínio. Passe o filé de peixe temperado para o alumínio (arrume cada filé de peixe em um pedaço separado de papel alumínio). Cubra com os tomates picados e as ervas. Retifique o sal, e regue com um fio de azeite. Cubra os ingredientes com o papel alumínio, e enrole as pontas, como se estivesse fechando um envelope. O segredo do bom cozimento está num papillote bem fechado! Asse em forno médio por aproximadamente 25 minutos. Antes de abrir o papillote, faça alguns furos no alumínio com um garfo, para que o ar quente saia.

Sirva imediatamente com arroz de tomates, arroz branco, purê de mandioquinha ou com uma salada bem caprichada!

Qual é a sua receita preferida para os momentos de correria total?

10 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Comida saborosa, rápida e ainda por cima sem sujeira, tudo que precisamos para os momentos de correria. Uma ótima sugestão.
Bjs!

Iliane disse...

hummmm ..amei a receita...papillote é um bom quebra galho..alem de não sujar quase nada...!!!bom...muito bom...

Laurinha disse...

hummm, com purê de mandioquinha...
os papillotes são realmente uma ótima opção de coccção!
Adorei a sugestão!
Beijinhos,

Fabrícia disse...

Essa receitinha do Oliver é mesmo demais...... delícia.....
Bjcas.

Cláudia disse...

Nossa, quanta saudade desta receita, sempre fazia antes e ela é tão prática que fazíamos em acampamentos, churrascos ao ar livre, levavámos o pappillote já preparado. Eu amei e com certeza vou fazer de novo. E com peixinho Saint Peter e ervas é tudo de bom!

Um beijo

Filipa disse...

Márcia que bela receita! Gostei muito desta maneira de preparar as filetes, super rápida. Perfeita para aqueles dias em que o tempo não chega para preparar uma refeição com mais calma.
Ficaram com óptimo aspecto!

Beijinhos

Marizé disse...

Gosto muito da comida preparada dessa maneira, fica deliciosa é saudável e muito prática.
Estes filetes têm cara de delicia.

Beijocas

cozinha da drica disse...

Adoro peixe e este está demais , hum!!!! está quase na minha hora de almoço!!! Bjks

Patricia Scarpin disse...

Na correria, Marcia, vamos de macarrão. Se a pressa for muita e não der tempo de fazer molho de tomate (não uso molhos prontos), é só passar o espaguete no azeite extra virgem, polvilhar com salsinha picada, pimenta moída na hora e parmesão.

Esse seu peixinho está maravilhoso!

Angela Caruso disse...

Maravilhoso!
Foi a primeira vez que resolvi comprar esse peixe para preparar em casa. Fui em busca de ajuda - como fazer. E encontrei vc. Amiga! Acabamos de jantar o nosso Papillot de Saint Peter acompanhado de risoto de aspasgos. nada mal para uma terça feira. Nós merecemos. Super muito obrigada por socializar a receita.
Visite "minha casa" www.dona-da-casa.blogspot.com
vamos tomar um cafezinho juntas e trocar mais figurinhas.
Um abraço e muito sucesso na cozinha.