segunda-feira, 24 de março de 2008

Caesar Salad do Jamie Oliver

Eu amo assistir os programas do Jamie Oliver. Além de ser divertido e simpático, Jamie Oliver tem muito talento! O episódio de sábado passado do "Em Casa com Jamie Oliver" era sobre saladas de verão. Fiquei imaginando o que ele iria inventar, e o rapaz me surpreendeu com uma Caesar Salad irresistível! Eu só conseguia pensar, "Preciso fazer isso; preciso fazer isso logo..."
Confesso que tenho uma quedinha especial pela Caesar Salad; afinal é um dos pratos que me faz lembrar da nossa lua de mel. Fizemos um cruzeiro pelo Caribe leste, e uma das paradas era a deslumbrante ilha de Saint Thomas. A Caesar Salad foi a entrada perfeita de um almoço maravilhoso num dia glorioso de verão numa ilha com uma paisagem de tirar fôlego... ;)

Voltando ao Jamie, a receita é excepcional! Meu marido adorou, e eu simplesmente amei! Tamanho era o meu entusiasmo, que ao repetir, ele deixou mais para mim. :D O frango fica úmido e bem temperado, os croutons ficam sensacionais e o molho é fantástico. Vou fazer várias vezes!
Ingredientes:
  • 1 quilo de coxas e sobrecoxas de frango, com pele
  • 1/2 limão
  • sal grosso moído na hora, a gosto
  • pimenta do reino preta moída na hora, a gosto
  • ramos de alecrim
  • azeite de oliva, a gosto
  • 4 fatias de bacon
  • 2 pães ciabatta
  • 2 pés de alface romana

Para o molho:

  • 1/4 de dente de alho
  • 3 filés de anchovas
  • suco de 1/2 limão
  • azeite de oliva
  • queijo parmesão ralado na hora, a gosto
  • 1 colher de sopa de creme de leite fresco
  • Sal e pimenta, se necessário (eu não usei)

Unte um refratário com azeite de oliva. Pré-aqueça o forno a 200º C. Lave os ramos de alecrim. Tempere o frango com suco de limão, sal grosso moído e pimenta do reino a gosto, azeite de oliva e os ramos de alecrim. Leve ao forno até que o frango comece a dourar. Enquanto o frango assa, corte as ciabattas em pedaços para os croutons, e reserve. (Eu cortei em pedaços médios como o Jamie Oliver fez na TV.) Lave as folhas de alface, e reserve. Enquanto o frango assa, prepare o molho. Soque o alho e as anchovas num pilão. Junte o creme de leite fresco, e mexa. Acrescente o suco de limão espremido na hora e o azeite. A proporção é de 3 partes de azeite para 1 parte de ácido (limão ou vinagre). Rale o queijo, e adicione à mistura. Mexa bem, prove e retifique o sal, se necessário. Reserve o molho.

Retire os pedaços de frango do refratário, e reserve-os. Regue o fundo da travessa com mais azeite, e forre o refratário com os pedaços de ciabatta. Regue com mais um pouco de azeite, e coloque os pedaços de frango de volta na travessa, por cima do pão. Coloque as fatias de bacon por cima do frango, e volte o refratário para o forno. Asse até que o bacon fique dourado e crocante. (Fique de olho para que o crouton não queime. O tempero do frango e o gostinho do bacon penetram no pão; fica incrível!)


Retire do forno. Corte o frango em pedaços, e monte a salada. Por baixo, ficam as folhas de alface, depois vêm os pedaços de frango e os croutons, por fim, regue com o molho. Sirva imediatamente.

Enjoy!

24 comentários:

laila radice disse...

marcia caeser salad é mesmo um classico...e é maravilhosa né? essa versao esta linda e super rica em sabores..adorei! bjs

Fabrícia disse...

Que linda lembrança e que saladoca supimpa.
Bjcas para ti.

Carla disse...

Também gosto muito das receitas do Jamie Oliver mas aqui em Portugal ainda não começou esse novo programa. Adorei esta salada e acho que vou experimentar agora que começou a primavera.
Contudo tenho uma dúvida: ao voltar a colocar o frango já assado no refratário para ir ao forno como bacon e croutons, este não vai queimar? Ou o tempo que fica no forno é muito pouco?!

obrigada, boa semana!

Marizé disse...

Que delicia, esta receita deixpou-me com água na boca.

Beijocas

Laurinha disse...

Também adoro Caesars Salad, sabe que não ponho o frango... esta versão com franguinho e bacon deve ter ficado excelente! Vou anotar!
Beijinhos,

Bá Reis disse...

Marcia, que delícia deve ter sido essa lua de mel.
A salada deu água na boca. Eu amo saladas. Vou tentar fazê-la.
beijos

Carolina Andrade disse...

Ola Marcia. Adorei teu blog,receitas bacanas demais. Também sou de São Paulo e sou assistente de chef. Dá uma passadinha lánomeu cantinho. Grande beijo

Luciana Macêdo disse...

Está é a única salada que realmente como com prazer. Receita anotada. Receitas sempre tem algo diferente.
Bjs!

Flavinha disse...

Oi Márcia!
Também adoro assistir os programas do Oliver! Pena que consigo colocar pouca coisa em prática! Estou apenas começando na arte da culinária... Mas o maridão, mais habilidoso do que eu, já fez algumas! Descobri seu blog através do Sopa Vermelha! Acho que agora, com esses blogs tão legais, vou melhorar mais rápido! Ficou linda sua salada! Depois passa no meu recem criado blog!
Beijos

Cláudia disse...

Essa salada tem tudo para ser demais. Eu gosto muito do Jamie Oliver também. Ele nem parece inglês (não tenho nada contra os ingleses, muito pelo contrário), mas é que a culinária dele realmente é bem latina, italiana, e sempre tem uma nova versão para os pratos clássicos.

Goreti disse...

Essa salada como disse a Laila é um clássico, mas quando Jamie coloca seus dedinhos, ah , aí sim ela fica fantástica, sou fanzoca das receitas dele...Assisti a esse episódio, e essa salada ta na lista...

Beijos!!!

Patricia Scarpin disse...

Marcinha, também estou com a danada da receita guardada. Vi o programa e amei a idéia dele!

Marcia disse...

ola Chará, (ou será xará?)
esta salada cesar incrementada deve estar ótima com o calor que está por aqui. bjinho

Sarita disse...

Marcia adorei seu blog vou visita lo mais vezes de certeza!!
Bjs.

cozinha da drica disse...

Márcia , esta receita me faz lembrar tanta coisa boa...oi tum tum bate coração!!!! Bjks

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Adoro o jeito de cozinhar do Jamie.
A salada ficou super rica e bonita!
Bjs

Anônimo disse...

Hmmmm,
eu amo caeser salad!!!
Que fome me deu!! rs
bjsss

Leila disse...

eu amo caesar salad. sabado fiz uma versao com camaroes empanadpos. Muito gostoso.
nunca fiz a do Jamie mas vou experimentar.
beijinhos

Geanneide disse...

Vc tem razão, é ótima. Uma perguntinha, vc não teria a receita do ketchup que o Jamie fez, eu estava no trabalho e não ví, minha filha falou que parecia ótimo mas não lembrava como fazer. Bom estar com vcs.

Anônimo disse...

Conheci o blog procurando essa salada na internet. Eu assisti ao programa, mas não anotei e não achava na internet. Muuuuito obrigada por ter anotado :)
Ficou maravilhosa, os croutons então.... hum

Déborah e Wilkson disse...

UAUUUU...olha, eu fiz a receita e nao resisti....vim correndo comentar... É UM ESPETACULO!!!!!
façam e apreciem!!!!
vale a pena!!!

Déborah e Wilkson disse...

UAU.....eu fiz a receita e tive q vir correndo comentar!!!!! ficou otimaaaaaa..delicia!!!!
vale a pena tentar!!!!
muito muito bom

natalia disse...

ai obrigada por postar a salada cesar do Jamie aqui!! eu assisti o programa mas não tinha conseguido decorar tudo. vou fazer ela quando puder!!
me diz só uma coisa, o que se faz com o bacon depois de assar? Coloca na salada?

obrigada beijos

Marcia disse...

Oi, Natalia! Tudo bem? Eu coloquei o bacon na salada - fica muito gostoso. Bjs