segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Farfalle com Molho de Tomates do Jamie Oliver

Meu filho de 6 anos é a simpatia em pessoa! Ele é alegre, generoso, fala pelos cotovelos, e é gentil com todo mundo. Ele convidou sua melhor amiga da escola para passar a tarde conosco há poucos dias. Preparei para eles um prato que costuma agradar gregos e troianos: macarrão com molho de tomate.
Aqui em casa, os meninos amam penne, meu marido gosta de fusilli, e eu prefiro spaghetti. Nesse dia, no entanto, escolhi o farfalle, porque as brincadeiras das crianças me fizeram lembrar da minha infância. Nas férias, minha avó portuguesa reunia os netos uma vez por semana para almoçar na casa dela. No cardápio, nunca faltava o farfalle ao sugo.
A receita deste molho de tomates foi adaptada do livro "A Itália de Jamie" de Jamie Oliver. Meu marido me deu este livro no Natal, e já preparei várias receitas contidas nele. Gostei de todas as que fiz até agora! Para quem não pôde acompanhar a série na GNT, vale a pena comprar!
Ingredientes:
  • 1 pacote de massa de grano duro
  • 2 latas de tomate pelado
  • Azeite de oliva extra-virgem
  • 1/2 cebola branca descascada e picada
  • 2 dentes de alho descascados e cortados em fatias finas
  • sal (a gosto)
  • pimenta do reino moída (a gosto)
  • 1 punhado de folhas de manjericão fresco
  • 1 copo pequeno de água.

Cozinhe a massa de sua preferência de acordo com as instruções do fabricante. Escorra, e cubra com o molho bem quente.

Para fazer o molho: Aqueça o azeite de oliva numa panela média. Junte a cebola picada e as fatias finas de alho, e deixe fritar lentamente em fogo baixo até que fiquem macios (não deixe dourar). Despeje os tomates na panela com cebola e a alho. Adicione o copo de água, e ponha a misture para ferver em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Bata a mistura da panela com o mixer (pode-se utilizar o liqüidificador ou o processador) para obter um molho bem solto e homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino moída a gosto. Se o molho estiver ácido, coloque uma colher de chá de açúcar para acertá-lo. Rasgue as folhas de manjericão, e junte ao molho.

Sirva com bastante queijo ralado!

Enjoy!

11 comentários:

Laurinha disse...

Adoro uma massinha assim!
Os filhos alegram nosso dia de diversas formas, desta vez foi com uma pasta deliciosa!
Dê um beijão nele por mim!
Beijinhos,

Gourmandisebrasil disse...

Bacana esses pratos que lembram a nossa infância...minha avó fazia charuto para mim, sopa de legumes, carne e espaguete para minha irmã e pastel para minha prima.
bjo,
Nina.

Filipa disse...

Este prato de massa está lindo! Está mesmo de dar água na boca, aquele molhinho de tomate... nham nham...
Adoro massa assim com molho de tomate.
Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Marcia, esse macarrãozinho está demais... Trocaria o meu almoço por ele facilmente! :)

Nani disse...

Eita macarrãozinho bão! Fiquei até com vontade.
Beijos

Cris disse...

Bela escolha, sabe que eu vivo isto todos os dias, agradar crianças e adultos. Vou na livraria ver o livro. Bjs!

Marcia disse...

Laurinha, eu gosto muito de massa (acho que até demais)! Meu caçula ama molho de tomate, e acabo entrando na onda dele. No entanto, fiz um molho pesto da Patricia que ficou sensacional. Pena que não consegui convencer o resto da família a comer tb. Bjs

Nina, como é esse charuto que sua avó fazia p/ vc? Eu adoro essas receitas que lembram a infância; elas nos deixam automaticamente felizes. Bj

Filipa, obrigada! As crianças gostaram, graças a Deus. Bj

Pat, se eu pudesse faria a dieta do carboidrato para todo sempre! ;D Bjs

Nani, é tão fácil, querida! É uma alternativa boa para quando estamos com pouco tempo. Bjks

Cris, agradar crianças e adultos não é uma tarefa simples. Acho que este prato apesar de ser simples cumpre bem este papel. O livro sobre a viagem do Jamie Oliver pela Itália é muito interessante! Foi um presentão do meu marido. As fotos são lindas, e as receitas são boas. Só fiquei um pouco chateada ao ver que a versão brasileira tem alguns erros de ortografia; acho que a tradução poderia ser mais cuidadosa. Bjs

Cinara disse...

Marcia, vejo que o Jamie Oliver anda fazendo sucesso na sua cozinha! Eu tenho conseguido assistir a alguns programas dele, aos sábados, e tenho gostado bastante! Tenho certeza de que as crianças *amaram* este farfalle! ;o)
Vou responder às suas perguntas do post das sardinhas por email, OK?
Beijos, querida!

Bá Reis disse...

Má, nem acreditei quando vi essa massa deliciosa. Também gostamos muito de massa aqui em casa e minha favorita também é o spaghetti.
Hoje almoçamos spaghetti ao sugo aqui em casa. Preparei o molho ontem a noite seguindo uma receita do Jamie também. Só que deixei bem rústico, com pedaços soltos de tomate. Meu marido gostou tanto que fez repeteco aogra a noite do que sobrou. Fiquei feliz da vida!!!
Beijinhos querida

Marcia disse...

Ci, o Jamie Oliver, além de ser o rei do sábado, é a atual fonte de inspiração da minha cozinha! ;)Graças a Deus, as crianças gostaram da massa! Bjs

Bá, vc está arrasando na cozinha, querida! O Eduardo deve estar se deliciando. Vc fez a cassata? Bjks

Anônimo disse...

Ma, thans pelo seu blog. hoje nao sabia o que fazer, as aulas comecaram, estou sem tempo, a criatividade acabou e nao sbaia o que fazer. Qdo pensei em massa que era mais facil e rapido, ja estava enjoada dos meus molhos que invento. Nunca tinha feito molho ao sugo, dai procurei no seu blog e achei... amei... ficou uma delicia. simples, facil e muito saboroso! Love you and miss you! Cla