sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Carne com Molho de Cerveja Preta do Jamie Oliver


Eu me divirto assistindo o Jamie Oliver cozinhar. Todo sábado a noite, munida de papel e caneta, eu sento com o meu marido para assistirmos episódios da série "Em Casa com Jamie Oliver" na GNT. Há algumas semanas, Jamie Oliver fez um programa sobre tortas. A carne que preparei acima era o recheio de uma torta salgada. Achei que a carne ficaria mais gostosa com arroz, e não me decepcionei. Troquei alguns ingredientes da receita, e gostei muito. Essa prato é perfumadíssimo e saboroso.
Ingredientes para 2 pessoas:
  • 500 g de carne para ensopado (pode ser músculo, coxão duro, o que preferir: eu usei uma carne limpa e cortada para goulash)
  • 3 cenouras
  • 2 cebolas
  • 2 talos de salsão
  • 1 lata de cerveja preta
  • caldo de carne
  • 10 ramos de alecrim
  • azeite de oliva
  • sal grosso moído (a gosto)
  • pimenta do reino moída (a gosto)
  • 1 cubo de caldo de carne

Tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Corte as cenouras e os talos de salsão em rodelas. Corte as cebolas em cubos médios. Lave e seque os ramos de alecrim. Aqueça o azeite em uma panela média. Junte os legumes, e mexa. Junte a carne temperada, e deixe fritar até que fique dourada. Coloque os ramos de alecrim na panela, assim como o cubo de caldo de carne. Mexa, e em seguida, despeje a lata de cerveja preta na panela. Cozinhe até que a carne fique macia. Retifique o tempero, se necessário. Sirva com arroz.

Quando preparei esta receita, precisei passar a carne para a panela de pressão, pois o corte que comprei não era muito macio. Bastaram alguns minutos na pressão, e o problema foi resolvido. De qualquer forma, da próxima vez pretendo usar músculo.

Bom final de semana!

7 comentários:

Filipa disse...

Que pratinho maravilhoso! Também adoro ver os programas do Jamie Oliver, acho ele tão divertido e talentoso. Aquele rapaz tem mão para a cozinha, assim como você pois o prato está muito apetitoso.
Beijinhos

No Céu dos Bolos disse...

Delicioso com toda a certeza.
Ácreditas que eu devo ser a unica pessoa por estas bandas que nunca vi o Olivier a cozinhar? :( já estou a ficar curiosa.....
Bjokas
Ana

Laurinha disse...

ADOREI!!!
Anotada, vou fazer! Adoro com cerveja, e esse alecrim, hummmm, delícia!!!
Beijinhos,

Valentina disse...

Ah,que delícia de receita Márcia. Adorei esta carne.

Patricia Scarpin disse...

Vou fazer pro Joao, Marcia, ele vai amar!

Cris disse...

Ah eu assisti a este programa!!! Achei seu prato (o de porcelana) muito lindo! E a receita... deve ter ficado deliciosa!

Marcia disse...

Filipa, esse prato foi uma surpresa p/ mim. As receitas do Jamie Oliver costumam ser boas, mas esta superou as expectativas. Vou fazer mais vezes. Obrigada pelo carinho! Bjs

Ana, quando puder, assista o programa dele. Vc vai gostar! Bjs

Laurinha, o alecrim deu um perfume especial à receita. Parecia aqueles pratos com carne de caça. Estava com medo da cerveja preta, mas ficou muito bom! Bjs

Valentina, meu marido já pediu repeteco. Vale a pena! Bjs

Pat, espero que ele goste! Bjs

Cris, esse programa foi bem legal! Eu tento não sair de sábado a noite para poder ver. ;) Os pratos foram presente de casamento. Um amigo português nos deu um conjunto de porcelana da Batalha, que eu gosto muito! Bjs