
Eu já falei várias vezes sobre o
Luiz Cintra aqui no blog. Além de ser simpático e acessível, o
Luiz é extremamente competente. O livro dele ("
Um Chef Sem Segredos") é um dos que mais uso na minha cozinha.
O tabouleh ficou leve e refrescante, e o hommus é o complemento perfeito.
Ingredientes do hommus*:- 2 xícaras de grão-de-bico seco
- 1 dente de alho
- 6 colheres de sopa de tahine
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- Sal grosso moído na hora (a gosto)
- Páprica doce (não utilizei)
- 1 pitada de bicarbonato de sódio
- Azeite de oliva (a gosto)
- Salsinha picada (para decorar - não usei)
Deixe o grão de bico de molho por 8 horas numa tigela cheia de água fria com a pitada de bicarbonato de sódio (é ele que fará as cascas do grão de bico se soltarem com facilidade na hora de descascar). Descasque os grãos. Cozinhe o grão de bico em 6 xícaras de água fervente por 50 minutos, ou até que esteja bem macio. (Eu usei a panela de pressão.) Escorra, e reserve uma parte da água do cozimento. Reserve alguns grãos de bico inteiros para decorar. No pilão, soque o dente de alho com uma pitada de sal grosso moído na hora. No liqüidificador, bata o grão de bico cozido, o alho socado, o sal, o suco de limão e o tahine. Bata até obter uma pasta lisa e homogênea. Caso esteja muito grosso, adicione um pouco da água do cozimento que foi reservada. Coloque numa travessa. Decore com a salsinha picada, os grãos de bico inteiros, a páprica doce e azeite de oliva. Sirva com pão sírio. Conserve na geladeira.
*Como rende muito, fiz apenas meia receita.
Ingredientes do tabouleh*:
- 4 tomates italianos firmes
- 1 cebola pequena
- 1 xícara de trigo fino para quibe
- 2 talos de cebolinha verde (não usei)
- 1 maço pequeno de hortelã
- 1 1/2 xícara de salsinha picada
- 1 pepino japonês
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 4 colheres de sopa de suco de limão
- Pimenta doce síria (opcional - não utilizei)
- Sal grosso moído na hora (a gosto)
Numa peneira, lave bem o trigo. Deixe-o de molho em água fria por 15 minutos. Corte os tomates ao meio. Retire as sementes, e pique-os em cubinhos. Descasque o pepino. Remova o miolo com as sementes. Corte também em pequenos cubos. Pique a cebola, a hortelã, a salsinha e a cebolinha. Coloque numa tigela. Junte os cubos de pepino e tomate. Misture bem. Escorra bem o trigo, de forma a eliminar a maior quantidade possível de água. Adicione o trigo à salada que está na tigela. Misture novamente. Prepare o tempero num recipiente a parte: misture o azeite, o sal, a pimenta doce e o sumo de limão. Mexa bem. Regue a salada com este tempero. Sirva com folhas de alface, pão sírio, hommus bi tahine e/ou coalhada seca.
*Dica do Cintra: "A salada pode ser preparada com antecedência. No entanto, deixe para temperar apenas um pouco antes de servir, pois o sal fará com que os ingredientes soltem muita água. "