domingo, 16 de dezembro de 2007

Vanilla Pudding da Cinara

Na minha opinião, não há nada melhor nesse mundo do que o aroma da baunilha. Tenho o costume de guardar uma fava de baunilha cortada ao meio dentro de um vidro de açúcar, porque o cheiro é irresistível. Acho que todo doce fica mais gostoso quando perfumado por baunilha.
Quando vi esta receita no blog da minha amiga Cinara, soube na hora que tinha de prepará-la. Tudo o que a Ci faz é ótimo, e essa receita tinha baunilha... :D Os pudins ficaram excepcionais. Eu e meu marido gostamos tanto, que fiz a receita duas vezes na mesma semana!
Ingredientes:
  • 2 1/2 xícaras de leite
  • 2/3 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 fava de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho

Misture 2 xícaras de leite, o açúcar e o sal em uma panela. Leve ao fogo médio-baixo. Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento. Raspe as sementes com uma faca, e coloque-as na mistura de leite. Junte a fava de baunilha à mistura também. Cozinhe apenas até a mistura começar a fumegar. A parte, misture o leite que sobrou com o amido de milho aos poucos. (Eu misturei com um fouet para não empelotar.) Retire a fava de baunilha da panela. Junte o leite com amido de milho à mistura que está na panela, e cozinhe por aproximadamente 5 minutos. O creme precisa engrossar, mas não deve ferver. Abaixe o fogo (deixe no mínimo), e mexa até engrossar. Distribua o creme em recipientes pequenos. (Eu consegui 4 porções.) Cubra com filme plástico (o filme deve ficar em contato com a superfície do pudim para que este não forme crosta), e leve para gelar.

Eu servi com morangos. Uma caldinha de frutas vermelhas combina também.

Esta sobremesa é uma ótima opção para as festas de fim de ano: fácil, prática, rápida, fresquinha e deliciosa!

E vc, o que costuma preparar para servir como sobremesa no Natal?

8 comentários:

Cinara disse...

Que bom que você gostou da receita, amiga!! Eu só não vou fazer este pudim no Natal porque a família me "intima" a fazer um cheesecake para a ceia e uma torta de maçã americana para o almoço... Não tenho escapatória! Mas adorei a sua dica e o seu ramequim de coração é a coisa mais fofa do mundo! ;o)
Beijos e desculpe o sumiço, viu? O blog está abandonado, tadinho... Mas amanhã espero postar algo, se Deus quiser!

Adriana Pellegrini disse...

Vanilla Vanilla Vanilla!
Viva a Vanilla! :D
Amei a receita! E amei o ramequim de coração! Imagina se não vou fazer... hehe!

Um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Ah, também vou querer provar esta delícia!

Marcia disse...

Ci, que saudades! Sua receita é excelente! O Fábio abria a geladeira, e perguntava, "O pudim já acabou?" ;) O ramequin é fofo, né? Fiz daquele jeito como um carinho para o meu marido... Se sobrar um pedacinho do seu heavenly cheesecake ou da apple pie, guarda pra mim, por favor?

Dri, vanilla é uma das melhores coisas do mundo! Não consigo resistí-la. Deu pra perceber que sou meio vanilla-holic? ;) Me conte o que achou da receita, tá? Bjs

Pat, esse pudim é maravilhoso e prático de preparar! Nessa época de festas, acho fundamental plan ahead e preparar tudo o que for possível com antecedência para não ficar maluca na hora de receber os convidados... Bjs.

Laurinha disse...

Que lindo o coração! (aliás, os dois, o de ramequim e o seu!!)
Hummmmmm, delícia mesmo!
Tb tenho fava no açúcar..... adoro!
Beijinhos,

Cris disse...

Que charme! Eu costumo fazer torta de maçã para a ceia ou para o almoço de Natal. Mas um doce que sempre tem é o pudim da minha mãe, além de doces caseiros da mãe da minha cunhada. Bjs!

Isabel Salvador disse...

k bonito ficou......mesmo muito lindo adorei a foto.....bjokas

Marcia disse...

Laurinha, baunilha é a minha paixão! O ramequin é muito fofo, né? Comprei no Extra há algum tempo, e me arrependi de não ter comprado mais. Bjs

Cris, sua ceia de Natal é enlouquecedoramente boa. Acabei de tomar café da manhã, e já estou com fome de novo... Bjs

Belinha, obrigada! O pudding é muito bom - vale a pena experimentar! Obrigada pela visita! Bjs