sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Alcatra de Vitela ao Forno

O final de semana chegou - que delícia! Os meninos ficam eufóricos; planejam mil brincadeiras e passeios, e invariavelmente, fazem uma mega bagunça. Funciona mais ou menos assim: eu coloco as coisas no lugar, e eles tiram. Acho que isso torno a brincadeira ainda mais divertida! Por isso, eu tenho uma regra para comida de final de semana: combinar o máximo de sabor com o mínimo de sujeira na cozinha. O forno é meu grande aliado nesta missão.

Inventei esta receita de alcatra de vitela, e gostei muito do resultado. O preparo é prático e fácil. Dá para fazer com bastante antecedência, o sabor é delicioso e a carne ficou muito macia!

Ingredientes:

  • Alcatra de vitela (a peça que comprei pesava aproximadamente 2 quilos, e já veio amarrada com o barbante)
  • Sal grosso moído (a gosto)
  • Pimenta do reino moída (a gosto)
  • 2 talos de alho porró
  • 2 cenouras
  • 1 cebola grande
  • 250 mL de vinho branco seco
  • azeite de oliva

Lave as cenouras e os talos de alho porró. Descasque as cenouras, e pique em pedaços grandes. Corte o alho porró em rodelas. Descasque as cebolas, e corte-a em pedaços grandes. Tempere a carne com o sal e a pimenta do reino, e coloque-a dentro de uma travessa. Adicione os legumes cortados, e cubra com o vinho branco seco. Mantenha a carne na geladeira coberta por esta marinada por no mínimo 12 horas. (Vire a carne algumas vezes durante o período de descanso para que ambos os lados absorvam os temperos.)

Pré-aqueça o forno em temperatura mínima. Unte uma assadeira com azeite de oliva. Retire a carne da marinada (reserve o caldo e os legumes), e passe para a assadeira. Retifique o sal e a pimenta do reino. Regue a alcatra com um fio de azeite de oliva. Junte os ingredientes da marinada à carne. Cubra a assadeira com papel alumínio, e leve ao forno. Mantenha o forno sempre em temperatura mínima. O segredo desta carne é assá-la BEM lentamente! Calcule aproximadamente uma hora por quilo de carne - no meu caso, a carne ficou 2 horas assando, coberta com o papel alumínio. Vire a carne a cada 30 minutos, e regue-a com a calda da marinada. Não deixe o caldo secar. Caso aconteça, ferva 2 tabletes de caldo de carne em um litro de água, e regue a carne com este líquido.
Para saber se a carne está assada, faça o seguinte teste: espete uma faca na carne por 20 segundos. Se verter sangue, a carne ainda não está assada. A ponta da faca precisa sair bem quente. Se estiver fria, a carne ainda não está no ponto!
Quando a carne estiver assada, remova o papel alumínio, e deixe dourar. Os legumes da marinada ficam macios e saborosos, e podem ir a mesa junto com a carne. Não esqueça de remover o barbante que garante que a carne não perca o seu formato antes de servir!
Sirva com purê de batatas, risoto parmeggiano ou com o risoni ao molho de estragão que vou postar logo logo. ;)
Bom final de semana!

4 comentários:

® disse...

Márcia,
Não como carne, mas a sua está com um cara linda...:]
Vou ficar com o molhinho, as cenouras e o alho...tenho certeza que estão muito saborosos..:)
Beijinhos pra vc!

Cris disse...

Quantos meninos você tem? Será que ganho de você? :-) Esta sugestão sua está ótima mesmo, mínimo de bagunça com muito sabor. Deve ser por isso que a minha fica ressecada, tem que assar lentamente... valeu a dica! Bjs!

Laurinha disse...

....ao molho de estragão...
menina, que delícia esta carne, imagine a massinha!
Beijinhos,

Marcia disse...

Vinni, os legumes estavam deliciosos: macios e temperadinhos. Vc é vegetariana? Bjs, e obrigada pela visita!

Cris, tudo bem? Tenho 2 meninos (um de 6 anos e um de 4), e vc? Eu aprendi o "segredo" de assar lentamente numa aula que fiz sobre cordeiro. Faz bastante diferença no resultado! Bjs, e bom domingo!

Oi, Laurinha! A massa combinou muito com a carne - recomendo! Um beijo grande,