quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Bolo de Chocolate à Moda Antiga


Choveu o dia todo. O cinza que tomou conta da cidade me deixou feeling blue. Lembrei da música do Phil Collins, "When I'm feeling blue, all I have to do is take a look at you..." Na minha opinião, o melhor remédio para um fim de tarde como este é um belo pedaço de bolo de chocolate. Quanto mais escuro, melhor.

Aprendi a fazer este bolo delicioso com uma amiga americana, na época do colegial. Esta receita é muito prática, e o resultado é maravilhoso! Até a minha cunhada querida que só come chocolate branco, gostou deste bolo.

Ingredientes do bolo:
  • 1 ½ tabletes de manteiga amolecida
  • 1 2/3 xícaras de açúcar
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2/3 xícara de chocolate em pó solúvel (achocolatado não dá o mesmo resultado)
  • 1 ¼ colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal
  • ¼ colher de chá de fermento em pó
  • 1 1/3 xícaras de água

Aqueça o forno a 180º C. Unte 1 forma grande (ou 2 médias), e polvilhe com farinha. Numa tigela grande, bata a manteiga, o açúcar, os ovos e a baunilha. Bata em velocidade alta durante 3 minutos. Em tigela separada, misture a farinha, o chocolate, o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio. Adicione um pouco desta mistura; continue batendo, e adicione um pouco de água. Continue fazendo isto alternadamente, batendo até que a massa fique bem ligada. Coloque a massa dentro da forma pré-preparada. Asse de 30 a 35 minutos, ou até que o palito saia limpo. Prepare a cobertura, e despeje-a sobre o bolo ainda quente.

O bicarbonato de sódio é fundamental para que o bolo fique bem escuro.

Ingredientes da cobertura:

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de leite
  • 5 colheres de sopa de chocolate em pó solúvel
  • 4 colheres de sopa de açúcar

Misture todos os ingredientes em uma panela. Em fogo baixo, mexa sem parar, até que a mistura ferva e engrosse. Despeje sobre o bolo ainda quente.

Pode-se usar um brigadeiro mais mole como cobertura também.

Enjoy!

E vc, o que te faz sorrir num fim de tarde chuvoso?

6 comentários:

Pilates Mania disse...

O que me faria feliz num fim de dia chuvoso? Comer esse bolo gostoso!!! Aliás, não sei se gosto mais da receita ou do que voce escreve. Voce leva jeito.
Jeusoca, sua fanzoca

Cinara disse...

Marcia, que bolo maravilhoso!!! Eu gosto de bolo de chocolate de qualquer jeito: claro, escuro, sequinho, úmido... ;o) Em um dia chuvoso, ou em qualquer outro, o que me faz feliz é poder cozinhar alguma coisa gostosa! A cozinha fica ainda mais aconchegante, não fica? ;o) Beijos e seja bem-vinda à comunidade dos blogs d culinária!

Marcia disse...

Mã, obrigada pelos elogios! :D

Cinara, o bolo é realmente muito bom (os meninos já comeram quase tudo). A cozinha é o lugar mais aconchegante e mais gostoso da casa. ;) Adoro o seu blog! Super obrigada pela recepção calorosa. Beijos, Marcia.

Anônimo disse...

Ma... que fofinha... amei que sua cunhada querida foi mencionada no seu blog!!! Amei!!! Eh que tambem, sou suspeita, vc cozinha tao bem , que tudo fica gostoso, ate bolo de chocolate preto!!! Saudades... Nossa Ma... vc escreve muito bem... vamso abrir um atelie... eu administro e vc cria as receitas e as poesias.... beijos. Amo vc!!!

Café Vinil Poá disse...

Delicia se não fosse um mês de dieta se completando hum correria para a cozinha beijos

Elisa disse...

Obrigada por todas as suas receitas! Graças a você eu estou aprendendo a fazer coisas super gostosas na cozinha e já ganhei até uma batedeira de presente de aniversário dos meus amigos!
esse bolo é o meu favorito!