sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Alichela


Eu adoro entradinhas. Meu marido também ama beliscar. Esta alichela é uma das receitas preferidas dele. Para quem gosta de aliche, este é o petisco ideal. Procurei muito, mas não consegui descobrir a origem deste antepasto "italiano." (Deixo o italiano entre aspas para não dar fora. Lendo o livro do Luiz Cintra, descobri que a sardela que comemos em São Paulo é uma receita brasileira, que não tem nada a ver com a sardela que se come na Calábria. Por isso, se alguém souber a origem da alichela, por favor, me avise, que eu posto aqui no blog!)

Essa receita pode ser preparada no processador, mas eu prefiro fazê-la no pilão de mármore. A cozinha se enche de aromas, e a fome desperta...

Ingredientes:
  • 1/2 maço de salsinha
  • 3 dentes de alho
  • 6 filés de anchova de boa qualidade
  • azeite de oliva (a gosto)

Lave e seque as folhas de salsinha. Pique as folhas finamente, e despreze os cabos. Descasque, e corte o alho em pedaços grandes. Junte os filés de anchova (remova o que puder das espinhas), e vá colocando o azeite (a gosto), enquanto soca os ingredientes no pilão. Sirva com pão italiano.

Qual é a sua entradinha do coração?

Um comentário:

Francesco disse...

Tanto a Sardela como a Alichela,são oriundas da região da CAMPANHA (Sul da Itália )a base é essa que costa na receita ,variando em pequenos detalhes de uma comune à outra.
Obsv. oque realmente
esta ausente nessa receita e que faz parte de forma invariável é a adição de maior ou menor quantidade de pimenta vermelha ,tipo dedo-de moça picada bem miudinha,