
Os dias frios mexem comigo de uma forma que não dá para explicar. Fico pensativa; fico cheia de saudades, esse sentimento indescritível expressado por uma palavra que só existe na língua portuguesa. Na semana passada, ao observar o pôr-do-sol de outono enquanto preparava o jantar dos meninos, senti muitas saudades de Portugal. Senti saudades da Ana, dos almoços na Alfama, da vista magnífica da Serra de Sintra, das queques de laranja, do mar de Cascais... Para aplacar um pouco desse sentimento, e como a nossa casa é portuguesa com certeza, decidi preparar um caldo verde incrível que tinha visto no blog da querida Elvira.
Ingredientes (a receita original está aqui):
- Azeite de oliva
- 2 dentes de alho, fatiados finamente
- 1/2 cebola picada
- 200 g de couve manteiga cortada em tiras
- 6 batatas médias, descascadas e cortadas em rodelas grossas.
- sal (a gosto)
- 120 g lingüiça calabresa defumada, cortada em rodelas finas
Cubra o fundo de uma panela média com azeite de oliva. Junte as fatias de alho e a cebola picada. Refogue até que a cebola fique transparente. Acrescente as batatas, e refogue rapidamente de forma que todas as rodelas fiquem cobertas de azeite. Cubra as batatas refogadas com água fervente. Tempere com sal. Cozinhe até que as batatas fiquem macias. Desligue o fogo, e bata a sopa com um mixer. Se estiver muito grossa, acrescente mais água. Ferva a sopa novamente. Adicione as rodelas de lingüiça (eu removi a pele que envolve a carne). Cozinhe por mais 4 minutos. Por fim, junte as tiras de couve. Ferva por apenas 2 a 3 minutos (Essa dica é do meu avô português, especialista em tomar caldo verde. Quem preparava era a minha avó. :D). Retire do fogo. Prove, e retifique o tempero (se necessário). Regue com um fio de azeite, e sirva imediatamente.
UPDATE: Minha mãe esteve na casa do meu avô, e encontrou a receita de caldo verde da minha avó portuguesa.
Caldo Verde da Vó Vina
Ingredientes:
- 2 litros de água
- 1 kg de batatas
- 2 gomos de lingüiça portuguesa
- 200 g de toucinho defumado
- couve manteiga rasgada em tiras
- azeite de oliva
- sal (a gosto)
- 2 dentes de alho
"Põe-se a água a ferver. Junta-se o alho, o toucinho, a lingüiça, as batatas e o sal. Cozinha-se tudo por uma hora. Retira-se as batatas, que são passadas pelo espremedor. Depois das batatas passadas, junta-se a couve, que deve ser fervida por 3 minutos. Por fim, acrescenta-se o azeite."